Evonik amplia negócio global de alcoolatos com nova planta em Singapura

Foto: Divulgação Evonik

A Evonik deu início à construção de uma nova unidade de produção de alcoolatos no Sudeste Asiático. O investimento, na casa média dos dois dígitos de milhões de euros, vai melhorar a segurança do fornecimento aos clientes da região e reforçar ainda mais o negócio global de alcoolatos da Evonik.

A empresa está ampliando suas capacidades produtivas em resposta à crescente demanda por catalisadores alcóxidos, usados principalmente na produção de biodiesel e em sínteses na indústria farmacêutica e agrícola. No futuro, os catalisadores alcóxidos também terão uma função mais importante na economia circular com o seu uso na reciclagem química dos plásticos PET.

A região Ásia Pacífico é essencial para a área de catalisadores da Evonik, e o Sudeste Asiático é muito importante em nossa jornada de crescimento”, diz Sanjeev Taneja, VP Sênior e Diretor Geral da linha de negócios Catalysts, acrescentando que este investimento destaca mais uma vez o comprometimento da Evonik com o seu enfoque centrado no cliente “Think Global – Act Local”, orientado a uma maior satisfação do cliente e à confiabilidade de fornecimento.

O investimento é visto como uma etapa crítica na estratégia da Evonik de ampliar a sua posição como uma das maiores fabricantes de alcoolatos do mundo. “Já temos unidades de produção em posição de liderança na Europa e nas Américas do Norte e do Sul; a Ásia era a peça que faltava na rede global de fornecimento para abastecer localmente todos os mercados importantes da região”, explica Alexander Weber, Responsável Global pela linha de produtos Alkoxides da Evonik.

A nova planta será composta por instalações modernas e com tecnologia de ponta que tem como meta a emissão zero de carbono dos escopos 1 e 2 e estará situada no parque produtivo da Evonik na ilha de Jurong, Singapura. “A partir desta localização estratégica, podemos satisfazer a crescente demanda por alcoolatos nesta região altamente dinâmica e impulsionar ainda mais a nossa posição como parceiro confiável na área de catalisadores”, diz Hu Song, Diretor Comercial para Alcoolatos na região Ásia Pacífico, e acrescenta: “Com uma produção eficiente em energia e sustentável, a Evonik contribui para a iniciativa “Sustainable Jurong Island Strategy”, apoiando os clientes na redução de sua pegada de carbono”.

Em seguida à conclusão da engenharia conceitual e básica, o projeto agora entra na fase de construção. A nova planta de alcoolatos deverá iniciar suas operações até o final de 2024.

A rede global de fornecimento de alcoolatos da Evonik e outros locais de produção no mundo inteiro incluem Rosário (Argentina), Mobile (EUA) e Lülsdorf (Alemanha).