Evonik amplia oferta de serviços NIR para matérias-primas e rações para nutrição animal

Foto: Divulgação – Evonik

Com a implementação da norma ISO 12099 para espectroscopia no infravermelho próximo (NIR), calibrações atualizadas e ampliadas para matérias-primas e rações para nutrição animal, além de novas funcionalidades no AMINONIR® Portátil, a Evonik agora oferece a seus clientes um serviço ainda mais abrangente.

Além da nutrição animal, como os aminoácidos, e de conceitos para dietas com redução de proteína, os serviços analíticos são um componente das soluções de sistemas da Evonik para alimentação animal de maneira saudável, eficiente e sustentável.

“Só quem conhece a qualidade exata de suas matérias-primas pode usá-las para produzir alimentos de alta qualidade que supram as necessidades dos animais”, diz Dr. Stefan Mack, responsável por Service Marketing na linha de negócios Animal Nutrition da Evonik. “Como essa qualidade pode variar muito, é essencial que os parâmetros de aminoácidos, nutrientes básicos e outros parâmetros nas matérias-primas sejam determinados na fábrica de rações ou na fazenda”.

Durante décadas, a Evonik vem utilizando uma combinação de química úmida e espectroscopia no infravermelho próximo (NIR). “Por meio de elaboradas análises realizadas em química úmida, criamos uma robusta base de dados para calibrações NIR”, diz Dr. Ingolf Reimann, responsável por Analytical Services na linha de negócios Animal Nutrition.

Essas calibrações foram recentemente adequadas segundo a norma ISO 12099. Os processos de laboratório e a documentação foram atualizados de acordo.

No caso dos instrumentos NIR de bancada, a Evonik ampliou seu portfólio com novas calibrações para diversas farinhas de insetos e farinhas de espécies marinhas como camarões, lulas e krill, além de calibrações para rações bovinas (gado de corte e vacas leiteiras). “Dessa maneira, podemos oferecer novas fontes de proteína à indústria da produção animal”, acrescenta Reimann. As calibrações para diversas matérias-primas como milho, farinha de peixe e farinha de soja foram atualizadas de acordo com a programação regular.

O AMINONIR® Portátil, novo serviço móvel de NIR disponível desde o final de 2020, agora também pode ser usado com iPhone ou iPad. Para os telefones Android, já está disponível a segunda versão do aplicativo. Novas funcionalidades incluem uma configuração inicial e uma leitura de amostras ainda mais rápida, além de opções de integração para códigos de barras e dados GPS.

Laboratórios na região

Os serviços AMINONIR® estão disponíveis também nos laboratórios satélites localizados em Buenos Aires, na Argentina; Cidade do México, no México; em Guarulhos, no Brasil; em Lima, no Peru e em Santiago, no Chile; que oferecem calibrações precisas e constantemente atualizadas para predição de aminoácidos, parâmetros bromatológicos, conteúdo energético, ácidos graxos e avaliação da condição de processamento para soja e DDGS de milho.