Evonik amplia prataforma de pó de ômega 3 de alta concentração AvailOm para suplementos alimentares

Foto: Divulgação

A Evonik anunciou a expansão de sua plataforma AvailOm® de pós com alto teor de ômega-3 para ajudar as empresas nutracêuticas no desenvolvimento de formulações superiores com base em algas ou óleo de peixe em sua linha de suplementos alimentares.

Cada um dos três tipos foi concebido tendo em vista as necessidades do estilo de vida de grupos de consumidores como veganos ou vegetarianos, ou áreas de aplicação específicas como idosos saudáveis, gravidez e maternidade.

AvailOm® é a plataforma de pós de ômega-3 com a maior concentração em sua classe, com 50% de EPA e DHA (ver notas no final) como ácidos graxos livres, concedendo-lhe uma biodisponibilidade cinco vezes mais alta que as tradicionais cápsulas gelatinosas de ômega-3 com base no óleo de peixe. Como pode ser trabalhado em compressão direta e possui resistência contra oxidação por mais de quatro anos, o AvailOm® possibilita o desenvolvimento de combinações de suplementos puros ou múltiplos com ômega-3 que são mais convenientes e mais fáceis de deglutir. O AvailOm® também pode prevenir efeitos colaterais associados às cápsulas de óleo de peixe, incluindo odores e gosto residual desagradáveis ou eructações com odor de peixe.

“Com o AvailOm®, a Evonik reitera o seu compromisso com o desenvolvimento de ingredientes alimentícios sustentáveis e cientificamente comprovados quanto ao seu benefício à saúde e à qualidade de vida em geral das pessoas”, disse Cornelis van den Muyzenberg, VP Food Ingredients and Strategic Projects da empresa. “Estamos satisfeitos por poder aproveitar ao máximo a nossa plataforma AvailOm® e nossos serviços de formulação complementar e scale-up para apoiar os clientes do setor nutracêutico na criação de marcas de suplementos diferenciadas que são seguras, convenientes e confortáveis para os consumidores incluírem em sua rotina alimentar diária.

“Com essa expansão da nossa plataforma AvailOm®, as empresas nutracêuticas podem diferenciar ainda mais as suas marcas de suplementos por meio da seleção de um dentre os três tipos disponíveis, cada qual concebido para atender as necessidades de grupos de consumidores ou áreas de saúde específicos”, disse Dr. Christopher Studte, Diretor de New Health Ingredients na Evonik.  “Além de oferecer orientações que podem contribuir para otimizar o uso e o manuseio do AvailOm®, temos uma variedade de serviços de desenvolvimento de formulações e scale-up disponíveis para ajudar os clientes a acelerar o lançamento de seus produtos no mercado. 

AvailOm® 50 High DHA Algae possui uma concentração maior do tipo de ômega 3 conhecido como ácido docosahexanóico (DHA) e associado ao desenvolvimento infantil, à saúde ocular e à função cognitiva. Sendo derivado de algas, é ideal para veganos e vegetarianos, especialmente durante a gravidez ou na fase inicial da maternidade. A Evonik também disponibiliza um tipo adicional de DHA, derivado do óleo de peixe, conhecido como AvailOm® 50 High DHA.

AvailOm® 50 High EPA possui uma concentração mais alta do tipo de ômega 3 conhecido como eicosapentaenóico (EPA), que é associado à saúde cardíaca e das articulações, e também auxilia na redução da inflamação, fazendo com que seja ideal para consumidores que procuram suplementos que respaldam o envelhecimento saudável. 

Todos os tipos de AvailOm® são originários de fontes sustentáveis, protegendo não só os peixes e os krill, mas também outros tipos de vida marinha que dependem deles.