Evonik amplia produção de metilato de sódio e reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável

Foto: Divulgação Evonik

A Evonik, uma das líderes mundiais em especialidades químicas, anuncia a conclusão do aumento da capacidade de produção de metilato de sódio em sua planta de Rosário, na província de Santa Fé, na Argentina. Essa expansão significativa, elevando a capacidade anual de 60.000 toneladas para 90.000 toneladas, consolida o compromisso da empresa com o mercado Sul-Americano de biodiesel e destaca seu papel ativo na promoção da sustentabilidade.

O incremento na produção de metilato de sódio foi finalizado em dezembro de 2023, de acordo com a estratégia da Evonik para atender à crescente demanda do mercado de biocombustíveis na América do Sul.

Esta iniciativa coincide com os mandatos de mistura de biodiesel ao diesel fóssil no Brasil, que passará dos atuais 12% para 14% em março de 2024, com previsão de alcançar 15% (B15) já em 2025. Também está alinhado aos objetivos da Nova Indústria Brasil (NIV), política recentemente anunciada pelo governo brasileiro com o objetivo de impulsionar a indústria nacional e que inclui ampliar em 50% a participação dos biocombustíveis na matriz energética de transportes.

“Com a conclusão bem-sucedida da expansão da produção de metilato de sódio na Argentina e o avanço na construção da nova planta de alcóxidos em Singapura, reforçamos nossa posição como uma das maiores fabricantes globais de catalisadores e nosso compromisso contínuo com o desenvolvimento sustentável, inovação e liderança na indústria de especialidades químicas”, enfatiza Cauê de Arruda, Presidente da Evonik Argentina e Chile.

A nova planta em construção na Ásia adota instalações modernas e tecnologia de ponta, visando a emissão zero de carbono nos escopos 1 e 2, integrando-se às unidades de produção em posição de liderança na Europa e nas Américas do Norte e do Sul.

Ao oferecer produtos de alta qualidade, como o metilato de sódio, um catalisador que aumenta a produtividade e reduz os custos de produção do biodiesel, a Evonik desempenha um papel crucial no avanço do setor e na realização das metas globais de redução de emissões de gases de efeito estufa, bem como na redução da dependência de combustíveis fósseis. Conforme destacado no estudo Global Energy Transformation, os biocombustíveis têm o potencial de reduzir em 70% as emissões globais de CO2 até 2050.

A empresa oferece uma gama de serviços e soluções de alta confiabilidade que visam melhorar a eficiência e a qualidade dos processos de transesterificação. Entre eles estão os catalisadores Metilato de Sódio 30% em Metanol (NM30) e Metilato de Potássio 32% em Metanol (KM32), ambos indicados para processos de transesterificação a partir de óleos vegetais, gordura animal e óleo de reúso.