Evonik amplia sua produção de silanos para borracha na China

Foto: Divulgação Evonik

A Evonik, uma das líderes mundiais em especialidades químicas, ampliou e iniciou a produção em sua planta de silanos para borracha, a Evonik Lanxing (Rizhao) Chemical Industrial Co., Ltd. Essas instalações de última geração, que resultam de uma joint-venture entre a Evonik Industries AG, a DEG (Deutsche Investitions-und Entwicklungsgesellschaft mbH), e a Rizhao Lanxing Chemical Industry Co., Ltd., está estrategicamente localizada no Rizhao Lanshan Chemical Industrial Park na província de Shandong. A planta ampliada foi especificamente projetada para atender à crescente demanda por soluções sustentáveis na indústria global de pneus e borracha.

A expansão do portfólio regional de produtos aumenta de maneira substancial a capacidade e oferece um fornecimento estável para clientes com demanda por silanos líquidos e sólidos para borracha. Nossa participação produtiva regional foi ampliada com variedades anteriormente produzidas somente nos sites europeus da Evonik. Este aumento da capacidade reforça ainda mais a rede de produção de silanos para pneus da Evonik, consolidando o seu comprometimento com as necessidades em evolução de seus clientes nas indústrias de pneus e borracha no mundo inteiro.

Com o foco voltado a questões como sustentabilidade e eficiência, a planta ampliada adotou tecnologia avançada durante o processo de fabricação. As instalações e a tecnologia são atualizadas a fim de reduzir o desperdício e as reações colaterais enquanto aumenta a pureza do produto. Além disso, a planta vai gerar menos emissões de carbono, usará mais automação e melhores instalações auxiliares, incluindo uma estação de pré-tratamento de efluentes.

“A ampliação reflete nossos esforços contínuos na promoção da sustentabilidade na China”, diz Fuliang Xia, Presidente da Evonik Greater China. “Temos condições de servir melhor os clientes locais da indústria de pneus com soluções sustentáveis e de alto valor. Além disso, também estamos contribuindo com a agenda de desenvolvimento verde do país mediante a redução da nossa pegada ambiental na produção”.

O responsável global da linha de Silanos, Peter Friesenhahn, também enfatiza os benefícios da planta ampliada: “O aumento da capacidade de produção, aliado à tecnologia de ponta, assegura um fornecimento de produto estável e confiável enquanto facilita nossos esforços colaborativos com clientes e parceiros em relação ao cumprimento das metas de sustentabilidade do mercado de silanos”.

Junto com o silano funcional Si 69 existente e a mistura de silano sólido X 50-S produzido no local, a linha de produtos agora também inclui variedades como o Si 75, o Si 266, além das misturas correspondentes X 75-S e X 266-S. Este portfólio mais amplo enfatiza o compromisso da Evonik com a sustentabilidade e, ao mesmo tempo, otimiza as propriedades dos pneus e da borracha como, por exemplo, baixa resistência ao rolamento, alta resistência à abrasão e excelentes propriedades mecânicas como alta resistência à tração e baixa deformação residual por compressão.