Evonik apoia seus clientes no desenvolvimento de revestimentos e tintas mais sustentáveis

Foto: Divulgação – Evonik

A sustentabilidade na indústria de tintas, revestimentos e tintas de impressão costuma estar limitada às “soluções de conteúdo renovável ou biobased”. No entanto, para avaliar o impacto ambiental real no uso de uma tinta, devemos considerar muitos outros aspectos que a mera confirmação da origem “bio” de uma solução. Para enfrentar esse desafio, a Evonik desenvolveu uma estratégia que vai muito além de seus próprios aditivos ao concentrar todas as suas atividades na formulação e no produto final. Com o novo conceito de negócios, “A sustentabilidade vai mais fundo do que a superfície”, a linha de negócios Coating Additives lança a sua nova abordagem holística da sustentabilidade, que minimiza a pegada ambiental (footprint) e maximiza o handprint da tinta aplicada.

A sustentabilidade gira em torno da economia consistente de tempo, materiais e energia.

“A sustentabilidade envolve muito mais que só o aspecto ‘verde’”, diz Gaetano Blanda, responsável por Coating Additives na Evonik. “Tem a ver com a viabilidade consistente de economizar tempo, materiais e energia. Estamos convencidos de que, para produzir produtos verdadeiramente sustentáveis, a formulação em si deve ser mais segura e mais amigável do ponto de vista ambiental”. Nesse sentido, a linha de negócios Coating Additives reúne a sua

nova abordagem sustentável nos sete chamados efeitos de handprint.

“O handprint de um produto é a diferença entre uma condição de referência e uma condição melhorada, com menor impacto ambiental”, descreve Tim-Frederic Sloot, responsável pela sustentabilidade na Evonik Coating Additives. “Por exemplo, quando o nosso produto capacita o formulador a reduzir de maneira significativa o teor de VOC de um revestimento, a diferença em relação ao teor de VOC no revestimento de referência é o handprint do nosso aditivo”. A linha de negócios definiu sete efeitos diferentes que reúnem as potenciais handprints de seus produtos e soluções. Esses sete efeitos influem em diferentes etapas da cadeia de valor – da fabricação, por meio do uso de artigos revestidos ou impressos, à disposição ou reciclagem.

A função do handprint na indústria de tintas

Há quatro efeitos de handprints que focam sobretudo na etapa de formulação e aplicação de revestimentos e tintas. Esses quatro efeitos são: “Uso Seguro”, “Eficiência de Produção”, “Redução de VOC” e “Insumos Sustentáveis”. No que respeita ao Uso Seguro, o time da linha de negócios Coatings Additives da Evonik realiza ações individuais proativas para reduzir os riscos relacionados à segurança de seu portfólio, por exemplo, substituindo componentes perigosos.

Para melhorar a eficiência da produção, são oferecidas soluções que otimizam e minimizam a quantidade de materiais e utilidades de que os clientes necessitam, por exemplo, reduzindo o uso de energia durante a etapa de moagem de uma formulação. O fornecimento de soluções para a redução de VOC já é uma competência importante da Evonik, e o portfólio de aditivos e resinas existente que cumpre essa finalidade está em constante ampliação. O elevado número de produtos de conteúdo renovável incluído no portfólio da Evonik também se soma à crescente necessidade de substituir matérias-primas fósseis por insumos mais sustentáveis.

Os próximos dois efeitos de handprints, “Durabilidade” e “Rotulagem/Conformidade”, têm grande relevância na fase de uso final dos artigos revestidos. Uma tinta mais durável diminui de maneira significativa a necessidade de manutenção ou substituição, resultando na redução expressiva de matérias-primas e emissões. Os aditivos de alta performance da Evonik contribuem para essa economia na medida em que melhoram a resistência à corrosão, a riscos e/ou ao desgaste dos revestimentos. Para resolver o efeito “Rotulagem/Conformidade”, os especialistas em regulamentações da Evonik avaliam a adequação de todos os produtos em relação aos requisitos regulatórios, disponibilizando esses dados aos clientes – incluindo informações regulatórias abrangentes para todo o portfólio.

O sétimo e último efeito de impressão digital, “Soluções Circulares” enfoca o final da vida útil de um artigo pintado e impressos. Como um dos principais integrantes do Evonik Circular Plastics Program, a linha de negócios Coating Additives se concentra no desenvolvimento de seu portfólio de soluções circulares para tintas, revestimentos e tintas de impressão.  

Minimizando a pegada ecológica

Além de maximizar o handprint, a área de Coating Additives também minimiza a sua pegada ecológica em todos os seus processos ao usar os recursos de maneira mais eficiente e reduzindo as emissões. Com essa finalidade, é realizada uma Avaliação da Sustentabilidade do Portfólio (PSA, na sigla em inglês) usando os princípios do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD). Tendo como base esse PSA, é possível identificar os produtos que apresentam um perfil de sustentabilidade claramente positivo, que são então classificadas como “Soluções de Próxima Geração”. Também é possível identificar produtos que apresentam perfil de sustentabilidade crítico e iniciar ações para melhorar esse perfil. A partir de hoje, cerca de 50% dos aditivos integrantes do portfólio da linha de negócios Coating Additives são classificados como soluções de próxima geração.  

Redução da emissão de gases do efeito estufa

Os esforços da Evonik para reduzir a sua própria emissão de gases do efeito estufa também incluem aumentar a transparência de seus processos. Essa melhoria é obtida por meio do monitoramento específico do uso de energia e dos fluxos de materiais em unidades de produção individuais e pela Avaliações de Ciclo de Vida (LCAs) no produto. Em uma próxima etapa, os especialistas do departamento de Technology & Engineering da Evonik também vão identificar os potencias de redução mais interessantes e desenvolver projetos para realizá-los. “Nossa abordagem holística permite que nossos clientes contribuam para uma indústria de tintas e revestimentos muito mais sustentável”, acrescentou Tim-Frederic Sloot. 

A abordagem de sustentabilidade da linha de negócios Coating Additives faz parte da Sustainability Strategy 2020+ do grupo Evonik como um todo. Essa estratégia se baseia em metas ambiciosas e atividades importantes para convertê-las em ações mensuráveis. A sustentabilidade é parte integrante da estratégia e das atividades comerciais de todas as linhas de negócios da Evonik, e a empresa enfoca de maneira sistemática o impacto de suas atividades ao longo de toda a cadeia de valor e tendo como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

A Evonik é uma das principais empresas da indústria química do ponto de vista da sustentabilidade, condição ratificada pelos resultados de algumas das agências de rating e ranking mais importantes do mundo (por exemplo, EcoVadis, ESG leaders index, CDP).