Evonik avança na produção sustentável com eletricidade verde para acrilatos especiais

Foto: Divulgação Evonik

A linha de negócios Coating & Adhesive Resins da Evonik alcançou uma redução significativa nas emissões de carbono ao alimentar a produção de acrilatos especiais DEGACRYL® em Darmstadt, Alemanha, com eletricidade proveniente de fontes renováveis. Essa iniciativa, em vigor desde o início do ano, resulta em uma economia anual de cerca de 1.400 toneladas métricas de CO2.

A mudança para a energia renovável está alinhada com o compromisso da linha de negócios com a sustentabilidade. “Além de um forte foco em produtos que proporcionem aos nossos clientes soluções mais sustentáveis por meio de handprint, isso também inclui a redução da pegada de carbono do DEGACRYL®”, diz a Dra. Claudia Meister, Diretora da Linha de Specialty Acrylics.

Com menos emissões de CO2, a linha de negócios contribui para atingir suas próprias metas de sustentabilidade e, ao mesmo tempo, atender às exigências do mercado: “Nossos clientes estão pedindo cada vez mais produtos fabricados de forma sustentável. Agora, podemos dar um suporte ainda melhor a eles nessa área e, ao mesmo tempo, reduzir nossas emissões de Escopo 1 e 2”, diz Meister.

O fornecimento de eletricidade a partir de fontes de energia renováveis é garantido por meio de certificados de eletricidade verde e contratos especiais de fornecimento conhecidos como Power Purchase Agreements (PPAs).

A integração da eletricidade verde ao processo de produção é outro elemento fundamental para a produção mais sustentável de acrilatos especiais. Durante muitos anos, o vapor necessário para a produção era proveniente de uma usina local de transformação de resíduos em energia, utilizando o calor residual para gerar valor adicional.

Os acrilatos especiais DEGACRYL® produzidos em Darmstadt são usados em uma ampla gama de aplicações. Na indústria de embalagens, são essenciais para a selagem térmica de lacas utilizadas em embalagens de produtos lácteos, fármacos, entre outros, promovendo a criação de soluções de embalagens eco-friendly. Além disso, estes acrilatos desempenham um papel crucial no setor médico como matéria-prima em próteses dentárias e cimento ósseo, bem como em aplicações adesivas.