A Evonik Catalysts está em ótima posição para ampliar suas capacidades de produção de catalisadores de níquel em pó ativado em seus parques produtivos de Hanau (Alemanha) e Dombivli, próximo de Mumbai (Índia). A empresa está respondendo à crescente demanda dos seus catalisadores de hidrogenação livres de metais preciosos em pó, das indústrias farmacêutica, agroquímica e de substitutos de açúcares, aumentando, dessa maneira, a segurança do fornecimento em benefício de seus clientes.
Os projetos de expansão foram concebidos para aumentar a capacidade da Evonik em 25%, estão dentro do prazo e com expectativa de serem complementados por uma rede global de unidades de produção multiúso para impulsionar a eficiência, melhorar a infraestrutura e reforçar as capacidades de produção. A nova capacidade deve estar disponível ao mercado no segundo semestre de 2024.
“Há décadas, a Evonik Catalysts está na dianteira em catalisadores de níquel ativado, o que nos coloca na posição de líder global de mercado e líder tecnológico na maioria desses produtos, assegurando a proximidade dos clientes e a confiabilidade do fornecimento”, diz Sanjeev Taneja, Responsável pela Linha de Negócios Catalysts.
O investimento, que beneficiará tanto a produção na Alemanha quanto na Índia, representa um claro comprometimento da Evonik Catalysts com a sua abordagem centrada no cliente ‘think global – act local’, em suporte à trajetória de crescimento da linha de negócios.
“O investimento não só aumentará a capacidade, mas também nos permitirá ampliar o nosso portfólio para incluir uma ampla variedade de produtos com propriedades superiores. Dessa maneira, nossos clientes poderão realizar reações de hidrogenação com quantidades menores de catalisador ao mesmo tempo em que mantêm a atividade e até mesmo ciclos mais rápidos em razão da redução dos tempos de sedimentação, aumentando significativamente a eficiência dos processos”, acrescenta Bettina Munsch, Responsável pela Linha de Produtos Life Science & Performance Catalysts na Evonik.
Em apoio à economia circular, os catalisadores de níquel consistem somente em metal – basicamente níquel – e não incluem um suporte inerte como alumina, sílica ou carbono. Esse aspecto permite a recuperação completa do material do catalisador.
Além do catalisador de níquel em pó ativado, a Evonik lançou recentemente mais uma inovação – Catalisadores Níquel Foam para processos contínuos de leito fixo, sustentáveis e eficientes. Os catalisadores Níquel Foam são leves e têm uma superfície reativa bem grande. Eles apresentam queda de pressão extremamente baixa e menor abrasão, além de maior vida útil do catalisador e menores custos de manutenção dos equipamentos.