A Evonik está reunindo a sua expertise e integrando a sua atividade com alcoolatos à linha de negócios Catalysts. Dessa maneira, seu amplo portfólio de catalisadores heterogêneos agora é complementado por catalisadores homogêneos. A partir de janeiro de 2023, uma malha internacional de locais de produção e o altamente experiente time de alcoolatos da Evonik vão reforçar a linha de negócios Catalysts, uma das áreas de crescimento da empresa.
A indústria química está passando por um profundo processo de transformação. Impulsionados basicamente por questões de sustentabilidade como a economia circular, a redução de CO2 ou a descarbonização, os catalisadores estão no centro desta transformação, uma vez que são necessários em cerca de 80% de todos os processos químicos.
A integração interna serve de apoio à transformação da indústria química e à estratégia de expansão da linha de negócio Catalysts em seus esforços para se tornar um dos maiores fornecedores de catalisadores da indústria química.
“No momento, o mercado global de catalisadores está muito fragmentado”, disse o Gestor da linha de negócios, Sanjeev Taneja. “Diante deste cenário, nós seguimos em nossa trajetória de crescimento com a oferta de catalisadores e adsorventes inovadores, que agregam valor sustentável aos clientes. Estamos gradualmente ampliando o nosso portfólio de produtos e serviços em direção a soluções de próxima geração – seja por meio de aquisições direcionadas ou por colaborações estratégicas -, permitindo, dessa maneira, que nossos clientes conduzam a sua própria transformação. E nós fazemos isso mediante a oferta de catalisadores que capacitam novos processos de produção, produtos e aplicações sustentáveis. A integração dos alcoolatos vai alavancar os nossos esforços”.
A principal aplicação dos alcoolatos se dá na produção de biodiesel sustentável a partir de óleos vegetais, óleos de cozinha usados ou outros resíduos de gordura. O uso de alcoolatos otimiza o processo, fazendo com que o rendimento em insumos seja o mais alto possível. Na síntese de ingredientes ativos e da química fina, os alcoolatos também encontram inúmeras aplicações na indústria de ciências da vida.
Uma perspectiva particularmente promissora para os alcoolatos é a reciclagem química do plástico PET. A Evonik trabalha atualmente com parceiros para separar as cadeias poliméricas nos monômeros originais a fim de regenerar os componentes químicos que foram usados no início da produção do plástico. Esses componentes podem, então, voltar a ser usados para produzir novos polímeros para aplicações de alta qualidade.
A atividade com alcoolatos, a ser conduzida como linha de produtos separada dentro da linha de negócios Catalysts, será dirigida por Alexander Weber, um executivo experiente do ramo de Alcoolatos, e passou a integrar a divisão Smart Materials em 1° de janeiro de 2023.
“A fusão é lógica e não representa a última etapa da nossa trajetória comum. Ao combinar várias funções, como pesquisa e desenvolvimento, no site da Hanau, nossas principais competências e experiência serão agrupadas e trabalharemos de maneira ainda mais direcionada, e aprenderemos uns com os outros – em termos de produtos específicos, bem como apoiando processos relacionados aos clientes, como, por exemplo, cadeia de fornecimento e digitalização”, explica Weber.
Os serviços aos nossos clientes da área de negócios conjunta continuam a atender às expectativas dos clientes. Da qualidade e entrega dos produtos aos canais de venda regionais, os processos, estruturas e contatos existentes continuam os mesmos. A partir de julho de 2023, nossa presença de mercado será conjunta.
A Evonik quer fazer uma contribuição significativa para a transformação da indústria química, tornando as tecnologias mais rápidas, mais eficientes e mais baratas. A integração respalda esse intento.