Como uma das líderes mundiais em especialidades químicas, a Evonik está presente em mais de 100 países, com plantas produtivas em 27 deles. No Brasil, a fábrica de peróxido de hidrogênio, situada em Barra do Riacho, no município de Aracruz (ES), completa 25 anos de atividades neste mês de abril.
Junto com o aniversário de fundação, a Evonik comemora um marco importante: 10 anos sem acidentes de trabalho com afastamento, alcançado no mês de janeiro. Por este motivo acaba de receber o “Gold Safety Award”, uma premiação global da Evonik em reconhecimento ao trabalho dedicado em segurança e saúde nas plantas produtivas em todo o mundo.
A cerimônia de comemoração pelos 25 anos, realizada no dia 13 de abril , contou com uma apresentação da Orquestra Camerata SESI, sob regência do Maestro Dennys Serafim e direção de Billy Marreiro, no auditório do SESI, em Aracruz. A cerimônia incluiu homenagem aos sete colaboradores que também estão completando 25 anos de empresa.
“É muito gratificante celebrar 25 anos de uma operação de sucesso como a que temos em Barra do Riacho, na qual privilegiamos nosso compromisso social com a comunidade local e podemos contar com colaboradores dedicados em manter a saúde, a segurança e a prosperidade de todos”, destaca Elias Lacerda, Diretor Presidente para a Região América Central e do Sul da Evonik.
Responsabilidade ambiental e social
Com a moderna fábrica situada no município de Aracruz e que é considerada “estado de arte” tanto em tecnologia como em controle ambiental, a Evonik foi uma das primeiras empresas do setor a conquistar a certificação ISO 14001, que atesta as boas práticas ambientais.
Além de adotar um rígido controle em suas unidades fabris com o intuito de preservar o meio ambiente, a empresa se preocupa em colocar em prática ações que contribuam para melhorar a qualidade de vida das comunidades onde suas unidades de negócios estão inseridas.
Entre elas está o apoio ao projeto “Saber Viver”, desenvolvido desde 2016 pela Associação Amigos da Justiça, Cidadania, Educação e Arte, com o apoio de várias indústrias instaladas na região de Aracruz e que visa o amparo a menores de idade e seus familiares, em situações de vulnerabilidade. As diversas oficinas socioeducativas, que visam a inclusão social, são realizadas nas dependências do Espaço Cultural da Evonik, uma das primeiras apoiadoras da iniciativa.
“É nosso compromisso, tanto na Evonik quanto no time de Peróxido de Hidrogênio, gerar e distribuir valor para a sociedade. Ter a oportunidade de participar da construção de um futuro mais justo e melhor estruturado para as nossas crianças de Aracruz, além de cumprir com nosso dever social, gera em nós um sentimento de acolhimento e de pertencimento”, declara Raphael Santi, Diretor do Negócio de Active Oxygens para América Central e Sul.
Outro projeto local apoiado de forma permanente pela empresa, desde 2017, é o Cereias – Centro de Reintrodução de Animais Selvagens, que tem importante papel na conservação da biodiversidade, no combate ao tráfico ilegal da fauna e na conscientização ambiental.