Evonik comercializa novas cápsulas gastrorresistentes prontas para formas farmacêuticas

Foto: Divulgação – Evonik

A Evonik lançou a plataforma EUDRACAPTM de cápsulas funcionais que permite à indústria farmacêutica acelerar os tempos de desenvolvimento e lançamento de fármacos orais no mercado. EUDRACAPTM enteric é o primeiro produto da plataforma que está comercialmente disponível. Essa cápsula com revestimento funcional protege o ativo contra os ácidos gástricos e o libera especificamente no intestino delgado proximal.

EUDRACAPTM é a mais nova solução de sistemas da Evonik, desenvolvida em sua exclusiva plataforma tecnológica para liberação avançada de fármacos. “Com a ajuda do EUDRACAPTM, esperamos um forte incremento na nossa área de crescimento em inovação, Healthcare Solutions”, diz Paul Spencer, responsável pela linha de produtos Drug Delivery & Medical Device Solutions da linha de negócios Health Care da Evonik. “EUDRACAPTM vai reforçar a nossa posição como CDMO (empresa de desenvolvimento e fabricação mediante contrato) totalmente integrada ao longo de toda a cadeia de valor farmacêutico.

A nova plataforma EUDRACAPTM utiliza os revestimentos funcionais EUDRAGIT, da Evonik, já estabelecidos no mercado farmacêutico para otimização do perfil de liberação dos fármacos orais. As cápsulas de hidroxipropilmetilcelulose (HPMC) revestidas são especialmente adequadas para proteger ativos farmacêuticos altamente sensíveis contra a umidade e aos ácidos gástricos. 

O desenvolvimento de fármacos orais está sendo rápido e há uma nova ênfase sobre aqueles que usam mRNA ou que têm como alvo o microbioma. O fato criou uma forte demanda na indústria farmacêutica por maneiras de aumentar o número de moléculas sensíveis nos portfólios de fármacos.

“EUDRACAP é a nossa resposta a muitos dos desafios que as empresas inovadoras da indústria farmacêutica enfrentam ao desenvolverem fármacos orais”, diz Dr. Axel Schröder, responsável pelo Global Business Segment Oral Drug Delivery Solutions na linha de negócios Health Care da Evonik.

Além do EUDRACAPTM enteric, a linha EUDRACAP Select presta serviços diferenciados como CDMO de acordo com os requisitos dos clientes, incluindo uma variedade de tamanhos, cores e perfis de liberação customizados.

“Podemos ajudar a reduzir os riscos e entregar as formas de dosagem acabadas aos clientes, para uso clínico e comercial, com a maior rapidez possível”, disse Dra. Bettina Hölzer, Senior Project Manager Strategic Marketing Oral Drug Delivery Solutions na Evonik Health Care. Com o EUDRACAP, os clientes podem se beneficiar da expertise da Evonik nas mais diversas áreas de aplicação como, por exemplo, liberação colônica, liberação no microbioma, formas de dosagem personalizadas e aumento da biodisponibilidade.  

O EUDRACAP é a mais recente adição da Evonik ao portfólio de produtos inovadores lançados pela linha de negócios Health Care nos últimos anos. Desde 2020, a Evonik comercializa o EUDRATEC Fasteric, uma avançada tecnologia de liberação de fármacos orais que promove a proteção gástrica seguida da liberação rápida e homogênea do ativo no intestino delgado proximal.

A linha de negócios Health Care da Evonik, que integra a divisão Nutrition & Care, é uma das maiores CDMOs do mundo para medicamentos orais e parenterais complexos, que exigem soluções avançadas de liberação de fármacos. Ela também é um dos principais fornecedores mundiais de ingredientes farmacêuticos ativos (IFAs), aminoácidos e ingredientes para cultura celular, excipientes para dispositivos médicos, além de ser a principal empresa global de fabricação mediante contrato (CMO) para IFAs e intermediários.