Evonik e Cassava Sciences reúnem esforços no combate à doença de Alzheimer

Foto: Divulgação Evonik

A Evonik firmou contrato de fornecimento com a Cassava Sciences, empresa biotecnológica de estágio clínico focada em neurociência. A empresa fornecerá grandes quantidades de simufilam de grau clínico, um fármaco candidato ao tratamento da doença de Alzheimer.

“Estamos empolgados por essa colaboração com a Cassava e a contribuição ao combate da doença de Alzheimer. Temos o compromisso de dar suporte à Cassava em seus objetivos de manter a qualidade de vida de milhões de pacientes no mundo inteiro e de avançar ainda mais as potenciais opções de tratamento”, disse Thomas Riermeier, Responsável pela linha de negócios Health Care na Evonik.

Como uma das principais CMOs para ingredientes ativos e intermediários farmacêuticos, a linha de negócios integra a divisão Nutrition & Care e representa um impulsor de crescimento decisivo para a Evonik. O contrato com a Cassava Sciences é o último marco em uma longa tradição de contribuições para o desenvolvimento e a produção de ingredientes farmacêuticos ativos (IFAs).

“Estou satisfeito com o nosso sucesso até aqui nessa colaboração efetiva com a Evonik, empresa com histórico longo, exitoso e confiável de suporte às cadeias de fornecimento farmacêutico”, disse Remi Barbier, Presidente e CEO da Cassava Sciences. O simufilam da Cassava é produzido na unidade da Evonik de Tippecanoe nos EUA.

“Em virtude da abordagem flexível e ágil da Evonik, nós podemos implementar soluções customizadas para clientes das áreas farmacêutica e de biotecnologia. Nossa rede global inclui unidades de produção altamente especializadas na Europa e nos EUA, com as competências necessárias em todas as etapas da produção de fármacos, desde quantidades pequenas para estudos de viabilidade e testes clínicos a produtos finais de grau clínico em larga escala”, disse Andreas Meudt, Responsável pela área Exclusive Synthesis da linha de negócios Health Care.

A Evonik atua como CDMO totalmente integrada com capacidades para fabricar IFAs customizados, selecionar e fornecer excipientes funcionais, desenvolver formulações parenterais ou orais, além fabricar medicamentos acabados. Além desse portfólio integrado de serviços, muitos clientes também valorizam a confiabilidade e compromisso com a sustentabilidade da Evonik.

Para dar conta das necessidades específicas de projetos grandes ou complexos, a empresa estabeleceu um amplo portfólio de tecnologias avançadas que podem ser combinadas para dar suporte na síntese multietapas de IFAs. Essas tecnologias incluem processos contínuos, fermentação, PEGs e mPEGs, catalisadores, biocatalisadores, química criogênica e APIs poliméricos.