Evonik está próxima da neutralidade de carbono na produção de Biolys em Castro, no Paraná

Foto: Pixabay

“Biolys, Sulfato de L-lisina, utilizado como aditivo na moderna nutrição animal e produzido na cidade de Castro, (PR) estabelece um novo benchmark com foco nas mudanças climáticas”, disse Miguel Menezes, responsável pela fábrica de Castro, que iniciou a produção do Biolys® em 2015. A fábrica foi construída estrategicamente ao lado de uma das plantas da Cargill, que fornece dextrose de milho, um ingrediente fundamental para a produção do Biolys®. Além disso, ambas as plantas estão localizadas em uma das maiores regiões produtoras de milho do Brasil, garantindo assim o substrato necessário para a produção do aminoácido. A produção da planta de Castro abastece o mercado sul-americano, o que reduz ainda mais a pegada de carbono na região, com significativa melhora do balanço ecológico.

 

“As Avaliações do Ciclo de Vida” (ACV), que mensuram os impactos ambientais de um produto ao longo de toda a sua vida, seguem a normativa ISO 14040, método comprovado para mensurar o impacto ambiental de um produto ao longo de todo o seu ciclo de vida, desde a matéria-prima até a produção, distribuição, uso e disposição”, explicou Michael Binder, responsável pelo Departamento de Sustentabilidade de Nutrição Animal. O fato da principal matéria-prima vegetal utilizada na produção do Biolys® ser proveniente de lavouras cultivadas pelo método tradicional e das rotas de transporte serem curtas, exerce um impacto muito positivo sobre a pegada de carbono na cadeia produtiva.

 

Além disso, “em Castro, pudemos adotar um processo de fabricação com biotecnologia de alta eficiência e livre de resíduos, técnica que a Evonik vem otimizando há décadas”, acrescentou Menezes. Adicionalmente, mais de 90% das exigências energéticas do processo são supridas por fontes de energia renováveis. Esses investimentos reforçam ainda mais o compromisso da planta de Castro com a produção sustentável do Biolys®.

Todos esses fatores, baseados em dados primários, foram incluídos na avaliação de ciclo de vida submetida em 2021 ao crivo da empresa alemã TÜV Rheinland para fins de certificação. As três principais declarações comprovadas sobre o Biolys® de Castro – próximo da neutralidade de emissão de gases de efeito estufa; utilização de 90% da energia de produção proveniente de fontes de renováveis; e processo livre de resíduos – também são utilizadas para diferenciar o produto no mercado e fornecer aos clientes uma opção comprovadamente sustentável. “É uma ótima maneira de nos diferenciarmos da concorrência”, disse Martin Steffan, Gerente de Produto Global do Biolys® na Evonik. Steffan acrescentou que a neutralidade de emissões para ajudar nas mudanças climáticas é um fator cada vez mais importante entre os principais fabricantes de aditivos para nutrição animal.

“Em Castro, mostramos o que é viável quando as condições são adequadas”, acrescentou Binder. “Isso nos oferece um modelo de otimização da pegada de carbono para aplicar em outros locais de produção ou produtos”, concluiu.

A Evonik continua trabalhando para atingir a neutralidade total em emissões de gases de efeito estufa na produção de Biolys® em Castro.