Evonik fornece tecnologia essencial para medicamentos com base em material genético

Foto: Divulgação Evonik

A pandemia da COVID-19 promoveu um grande avanço na área de vacinas baseadas em genes usando uma tecnologia na qual a Evonik é líder global. Atualmente, o único modo de se fazer uma vacina de mRNA eficaz é por meio da encapsulação com nanopartículas lipídicas (LNP). Elas oferecem uma proteção ao mRNA, que será o responsável por estimular a resposta do sistema imune, permitindo que ele chegue ao seu local de ação – a célula. Do contrário, bastariam alguns segundos para que se degradasse na corrente sanguínea e tornasse a vacina sem efeito.

“O enfrentamento da pandemia depende em grande medida da disponibilidade de vacinas eficazes”, diz o CEO da Evonik Christian Kullmann. “O fato de a oferta de vacinas ser iminente é uma façanha da indústria farmacêutica e de biotecnologia, que nós apoiamos com nossas aplicações altamente especializadas desde o desenvolvimento da formulação até à produção”.

A área de crescimento voltada à inovação, Healthcare Solutions, da divisão de ciências da vida Nutrition & Care, vem apresentando forte crescimento desde que foi criada. Há décadas, o Grupo vem exercendo a liderança no campo das tecnologias de liberação de fármacos, que inclui as nanopartículas lipídicas. “Agora estamos ampliando de maneira consistente essa posição como fornecedor completo de soluções e parceiro de desenvolvimento integrado”.

A pandemia do coronavírus promoveu uma forte aceleração no crescimento dos experimentos com terapias inovadoras. Além das vacinas contra o coronavírus que estão prestes a serem aprovadas, o responsável pela linha de negócios Health Care da Evonik, Thomas Riermeier, acredita que em breve surgirão muitas outras aplicações extraordinárias, e a Evonik está ajudando a desenvolvê-las. “Modernas vacinas contra a gripe, a malária ou o HIV são tão concebíveis quanto as promissoras imunoterapias contra o câncer, o tratamento de doenças hereditárias ou a reversão de defeitos genéticos”. Um avanço importante na edição genética é esperado nos próximos cinco anos.

“O aumento da eficácia aliada a tempos de desenvolvimento significativamente mais curtos são vantagens dos fármacos baseados em genes que hoje estão particularmente visíveis. A dinâmica do mercado mostra uma mudança de paradigma nos métodos a serem adotados pela indústria para desenvolver e produzir fármacos no futuro”, acredita Riermeier.

A empresa pretende ampliar ainda mais a sua posição de liderança como fornecedor integrado de soluções nesse mercado. Inclui-se nisso a comercialização de excipientes farmacêuticos especiais como os lipídios, o desenvolvimento de formulações, i.e., a combinação de excipientes e ingredientes ativos, além da produção de amostras para testes clínicos e a fabricação de quantidades comerciais. A ampliação das capacidades de desenvolvimento clínico também está sendo planejada, assim como a expansão das capacidades fabris para quantidades comerciais.