Evonik inaugura nova unidade de produção multifuncional de silicones em Geesthacht, Alemanha

Foto: Divulgação/Evonik

Menos de 18 meses após o início da construção, e dentro do orçamento planejado, a linha de negócios Interface & Performance da Evonik inaugurou oficialmente sua nova fábrica multifuncional de silicones em Geesthacht, Alemanha, em 10 de janeiro. 

A cerimônia de inauguração da nova planta, que marca quase 35 anos de produção química contínua no local, contou com a presença de dignitários locais como o prefeito de Geesthacht, parceiros da construção e colaboradores da Evonik, incluindo Lauren Kjeldsen, integrante da diretoria executiva do segmento de Nutrition & Care. Com a produção de componentes e matérias-primas de alta qualidade para a fabricação de selantes e adesivos, compostos para fundição e moldagem, dentre outros produtos, a nova fábrica reforça o foco da Evonik em especialidades químicas inovadoras para aplicação nos setores de silicone e nanotecnologias e em novas soluções logísticas.   

Distante 30 quilômetros do porto de Hamburgo e dentro da área da planta existente, o novo parque de tancagem teve de ser construído e comissionado para uso enquanto a produção seguia funcionando normalmente para os clientes da Evonik. O comissionamento do novo parque de tancagem teve início em dezembro, e aumentos da produção estão programados para os próximos meses. Além de permitir maior flexibilidade, as capacidades ampliadas oferecerão oportunidades para inovações em uma variedade de silicones e produtos com nanotecnologia, incluindo silicones de cura por adição e polímeros terminados com grupo sililo, que são usados como resinas em adesivos e selantes no setor de adesivos parquet, adesivos para o cuidado de feridas e outras aplicações médicas, ou, ainda, em eletrônicos.

A responsável pela linha de negócios Interface & Performance, Dra. Xiaolan Wang, presente na cerimônia, disse: “Estou feliz com a inauguração da nossa nova unidade de produção, que dá continuidade à longa tradição de produção no local. O aumento da capacidade produtiva ajuda a reforçar o nosso foco em especialidades químicas como silicones e nanotecnologias enquanto também beneficia os nossos clientes, que contarão com um fornecimento mais rápido e mais confiável para os seus produtos.” 

Para responder à crescente exigência do mercado, a Evonik também produzirá um leque mais amplo de polímeros terminados com grupo sililo (SMPs). “Os clientes da linha de negócios Interface & Performance confiam na Evonik para continuar inovando e entregando produtos que agregam valor, por exemplo, desenvolvendo SMPs para responder à tendência para coberturas e membranas líquidas, ou ajudar os clientes a atender à crescente demanda por compósitos de fibras robustos, mas leves, nas indústrias automotiva e aeroespacial”, disse Dra. Sabine Giessler-Blank, responsável pela linha de produtos Polymer & Construction Specialties, que abastece essas indústrias.