A Evonik inaugurou uma nova unidade GMP para a produção de lipídios para aplicações na liberação de fármacos avançados. A unidade de lançamento de lipídios, localizada no site da empresa em Hanau, Alemanha, fornece quantidades de lipídios de acordo com a demanda de seus clientes para fabricação em pequena escala comercial e clínica. A nova planta complementa o laboratório existente e as capacidades de produção comerciais da Evonik para atender as necessidades dos parceiros em todos os estágios de desenvolvimento e comercialização.
A inauguração oficial ocorreu em 8 de março deste ano. “Estamos empolgados com a abertura dentro do prazo da nova planta. Nossos clientes se beneficiam de nosso portfólio integrado ampliado de soluções para liberação avançada de fármacos, permitindo o desenvolvimento de novas terapias com ácidos nucleicos e outros medicamentos do futuro”, disse Thomas Riermeier, Responsável pela Linha de Negócios Health Care da Evonik.
Os tipos de lipídios que podem ser produzidos na nova planta estão a serviço de uma grande variedade de terapias genéticas e de mRNA como, por exemplo, o controle de doenças infecciosas, a imunoterapia do câncer e terapias de reposição proteica. Com competências de engenharia e purificação de partículas, incluindo a cromatografia, a unidade de lançamento de lipídios pode apoiar os clientes com a produção de todos os tipos de lipídios customizados e exclusivos, incluindo lipídios de PEG, fosfolipídios e lipídios catiônicos ionizáveis.
“A nossa oferta permite aos clientes obter material GMP de alta qualidade e consistente com produções em larga escala, proporcionando um caminho perfeito para o scale-up – permitindo que nossos parceiros se movam com rapidez neste espaço acelerado de desenvolvimento”, acrescentou Paul Spencer, responsável por Drug Delivery & Products na linha de negócios Health Care da Evonik.
A inauguração da unidade de lançamento de lipídios é a última etapa de uma série de investimentos da Evonik na fabricação de lipídios para terapias genéticas e com RNA. No ano passado, a empresa anunciou um investimento conjunto de três dígitos de milhões de dólares com o governo dos EUA para construir uma nova unidade de produção de lipídios em seu parque industrial de Tippecanoe, no estado de Indiana.
A Evonik também aumentou a capacidade de produção do colesterol de origem vegetal PhytoChol® – um lipídio essencial usado em nanopartículas lipídicas – em seu site de produção em Hanau, na Alemanha. Os laboratórios da Evonik em Vancouver vêm trabalhando há mais de três décadas no desenvolvimento pré-clínico e na fabricação clínica de formulações de fármacos parenterais com base em lipídios, incluindo LNPs e lipossomas.
Os lipídios constituem os blocos de construção das células vivas e são críticos na produção de fármacos baseados em mRNA. O mRNA é encapsulado em uma nanopartícula lipídica (LNP) composta por lipídios específicos. Essa LNP protege o mRNA contra a degradação e o deposita em segurança na célula, onde ele é liberado. As LNPs são atualmente o sistema de liberação de fármacos mais avançado que existe e, em razão de sua versatilidade, conquistaram aceitação mundial no combate à COVID-19.
Como parceira da indústria farmacêutica, a Evonik lidera o setor de liberação avançada de fármacos há décadas. A empresa apoia as farmacêuticas no mundo inteiro com serviços abrangentes para o desenvolvimento e a fabricação de fármacos parenterais e orais complexos, incluindo excipientes farmacêuticos como polímeros e lipídios, desenvolvimento de formulações e fabricação de amostras clínicas, além de fármacos comerciais.
A linha de negócios Health Care integra a divisão de life sciences Nutrition & Care da Evonik, cuja meta é aumentar as suas vendas de soluções dos 20% atuais para mais de 50% até 2030. Trata-se de ofertas multicomponentes em todos os produtos, tecnologias e serviços que entregam aos clientes serviços de desenvolvimento e fabricação de ponta a ponta.