Evonik inicia produção em nova unidade de membranas para separação de gás na Áustria

Foto: Divulgação Evonik

A Evonik está impulsionando a desfossilização do setor energético na direção de uma economia sustentável do gás: a empresa iniciou a produção em nova planta de fiação de fibras ocas para a fabricação de membranas para separação de gás em seu parque químico austríaco de Schörfling am Attersee. A nova capacidade permite atender a forte demanda contínua pelas membranas SEPURAN® para aplicações nas áreas de biogás, nitrogênio, hidrogênio e gás natural. A Evonik investiu um valor de aproximadamente dois dígitos de milhões de euros na nova planta e criou cerca de 30 novos empregos em Schörfling.

“A trajetória de crescimento do negócio de membranas segue claramente a nova estratégia de sustentabilidade do grupo”, disse Lauren Kjeldsen, Head da Divisão Smart Materials da empresa. Em maio de 2022, a Evonik anunciou que planeja investir mais de 3 bilhões de euros até 2030 nas chamadas Next Generation Solutions, produtos com benefícios superiores de sustentabilidade. O objetivo da empresa é aumentar as vendas desses produtos dos atuais 37% para mais de 50% até 2030. O rápido aumento da demanda por Next Generation Solutions oferece potencial de crescimento acima da média para a Evonik. “Com as nossas inovações, ajudamos os nossos clientes a deixar os seus produtos mais sustentáveis e a melhorar a sua pegada climática. Nossa tecnologia de membranas para separação eficiente de gás é um exemplo vivo de como as Next Generation Solutions da Evonik contribuem para um valor agregado sustentável em estreita cooperação com todos os players do mercado”, diz Kjeldsen. 

Na nova planta, um polímero de alta performance é submetido a um processo de diversas etapas, resultando em finas fibras ocas. Essas fibras estão no centro da tecnologia de membrana SEPURAN® da Evonik. A empresa de especialidades químicas se vale de sua experiência de muitos anos na química dos polímeros e ajusta as propriedades mais importantes das membranas já no estágio de desenvolvimento do material básico – um polímero de alta performance – para produzir membranas particularmente seletivas e robustas que resistem a pressões e temperaturas extremas.

Impulsionando uma economia do gás sustentável 

“O mercado global de gás confia em nossa tecnologia de membrana. Com a ampliação da capacidade em Schörfling, estamos enviando um sinal importante aos nossos clientes e parceiros sobre o comprometimento da Evonik em ajudá-los a acelerar a transição energética rumo a uma economia do gás sustentável. Acreditamos que o mix de energia do futuro será composto por biogás, hidrogênio verde e outros produtos de síntese. Tanto é assim que já estamos trabalhando na expansão do nosso portfólio de produtos e capacidades de produção para esse crescimento de mercado transformacional”, conta Dr. Goetz Baumgarten, Head da Área Membranes Innovation Growth Field na Evonik.

A Evonik já confia inteiramente em energias renováveis para a produção de membranas em Schörfling am Attersee. Já faz anos que a eletricidade verde do vento, da água e de biomassa é a principal fonte de energia da fábrica. Desde o início de 2022, a empresa de especialidades químicas também tem suprido 100% de sua necessidade de gás com biometano de produção regional.  Ao mudar para um fornecimento de energia amigável do ponto de vista ambiental, a Evonik está reduzindo suas emissões anuais diretas de CO2 na Áustria em cerca de 4.000 toneladas métricas.