Evonik investe em novas tecnologias para a redução de emissões

Foto: Pixabay

Evonik Venture Capital investiu em dois fundos de sustentabilidade: o Azolla Ventures I e o Carbon Neutrality Fund da Chrysalix Venture Capital. As atividades de ambas as empresas se concentram em tecnologias para a redução de CO2, a Azolla com foco na América do Norte e a Chrysalix no mundo inteiro. Este é o primeiro investimento do braço de venture capital da Evonik oriundo do novo Sustainability Tech Fund de 150 milhões de euros. As partes concordaram em não revelar o valor do investimento.

“Investimentos em fundos são uma parte importante da nossa estratégia de investimento”, disse Dr. Bernhard Mohr, gestor da Evonik Venture Capital. “Ao cooperar com a Azolla Ventures e a Chrysalix, ganhamos uma percepção antecipada de tecnologias pioneiras para a redução do CO2 no mundo inteiro. Isso também nos ajuda a alcançar as nossas próprias metas de sustentabilidade”.

Azolla Ventures é uma empresa de venture capital que investe no estágio inicial de jovens empresas de tecnologia com potencial de impacto climático em escala de gigatoneladas. O fundo atual se concentra basicamente em start-ups da América do Norte cujas inovações têm o potencial de fazer uma contribuição significativa para a redução das emissões.

A Chrysalix atua em inovações sustentáveis há 20 anos e sua especialidade são tecnologias industriais transformadoras. Com atividades na Holanda, no Reino Unido, no Canadá e na Ásia, a empresa tem como foco investimentos em importantes tecnologias de descarbonização no mundo inteiro.

A Evonik estabeleceu o objetivo de reduzir de maneira significativa as emissões diretas e indiretas de gases do efeito estufa em suas operações de produção e processamento. Até 2030, tanto as emissões do Escopo 1 quanto as do Escopo 2 deverão ser reduzidas das atuais 6,5 milhões de toneladas para 4,9 milhões de toneladas. Ao mesmo tempo, a empresa planeja ampliar a participação de produtos com perfil de sustentabilidade superior, as chamadas Next Generation Solutions, dos atuais 37% das vendas para mais de 50% no mesmo período.

As ambições da empresa serão reforçadas com o novo Sustainability Tech Fund. O foco dos investimentos do fundo se concentra em seis campos de tecnologia: economia circular, matérias-primas alternativas, mobilidade do futuro, economia do hidrogênio, carbono renovável e energia limpa. Com o Sustainability Tech Fund, o volume total do fundo da Evonik Venture Capital aumenta para 400 milhões de euros.