Evonik investe na ampliação da unidade de produção de óxido de alumínio pirogênico para aplicações no setor de baterias

Foto: Divulgação Evonik

Evonik investe na ampliação da unidade de produção de óxido de alumínio pirogênico em seu parque químico de Yokkaichi, Japão. Esta será a primeira unidade de alumina da empresa na Ásia e seu foco será a produção de soluções especiais para tecnologias de baterias de lítio-íon usadas em veículos elétricos.

A Evonik investirá um valor na faixa média de dois dígitos de milhões de euros e deverá iniciar a construção em 2023. A ampliação tem previsão para entrar em operação em 2025 e criará empregos adicionais na região. O investimento tem o apoio financeiro do governo japonês.

A transformação estratégica da Evonik tem como alvo investimentos no crescimento verde e em tornar a sustentabilidade um propulsor central de inovação. Até 2030, a Evonik pretende investir mais de três bilhões de euros em Next Generation Solutions. “Uma delas são as nossas soluções para tecnologias de baterias para veículos elétricos da Divisão Smart Materials”, conta Lauren Kjeldsen, responsável pela divisão. “Por meio do investimento nessas Next Generation Solutions, a Evonik apoia a indústria de baterias e o crescimento dos clientes, especialmente na Ásia, mediante a oferta de soluções mais sustentáveis e altamente inovadoras”.

“Nosso foco é oferecer aos nossos clientes do setor de baterias de lítio-íon acesso a um desempenho aprimorado e a melhores propriedades de segurança”, diz Emmanuel Auer, responsável pela linha de negócios Sílica, e acrescenta: “AEROXIDE®, um óxido de alumínio para o revestimento ultrafino de separadores de baterias de lítio-íon de próxima geração, permite maior autonomia aos veículos elétricos. O produto também melhora a segurança do uso e o rápido carregamento das baterias. Nossa solução prolonga a vida útil da bateria e contribui para uma maior densidade energética”.

A Ásia é a região de crescimento para novas gerações de baterias em veículos elétricos e revestimentos em pó. “O investimento na ampliação da nossa produção representa a nossa contribuição para acelerar o crescimento do mercado de baterias de lítio-íon e assegurar o fornecimento regional para todos os clientes localizados nos mercados de baterias de rápido crescimento da China, do Japão e da Coreia”, diz Susanne Reinhart, responsável regional APAC da linha de negócios Sílica.

A equipe de Yokkaichi possui vasta experiência nos processos de produção de óxido pirogênico. Há mais de 50 anos, o site vem operando em uma joint venture da Evonik e da Mitsubischi Materials Corporation e serve de hub de produção para ampla variedade de óxidos pirogênicos. A localização da instalação no Japão foi considerada viável e segura, com logística favorável para os mercados da China, do Japão e da Coreia. O investimento destaca o compromisso da Evonik com o Japão e assegura uma alta confiabilidade de fornecimento para a Ásia.

Nos últimos anos, a Evonik investiu continuamente na modernização da produção de sílica e em aquisições estratégicas mundo afora para reforçar o negócio. A ampliação da produção de óxido de alumínio pirogênico é parte de uma rede de oito locais de produção de óxidos pirogênicos no mundo inteiro e representa um marco importante no plano de crescimento estratégico das aplicações especiais.