Evonik lança a extrusora LIPEX® para a fabricação rápida e eficiente de fármacos lipossomais

Foto: Divulgação Evonik

A Evonik lançou uma nova versão de sua extrusora LIPEX® para a fabricação de fármacos lipossomais. Com LIPEX® Flow, que estará disponível no mercado mundial a partir deste mês, a empresa oferece aos desenvolvedores e fabricantes de fármacos um dispositivo superior para fazer seus fármacos lipossomais chegarem ao mercado. O novo equipamento atende a demanda do mercado por extrusoras de alta pressão mais eficientes, de próxima geração, para a produção de fármacos que exijam um sistema de liberação lipossomal convencional. Incluem-se nesses produtos ingredientes ativos para aplicação oncológica, antifúngica, antibacteriana, em vacinas e em várias outras aplicações. 

LIPEX® Flow suporta processos de scale-up de fármaco GMP em volumes laboratoriais , lote piloto, intermediário e em escala comercial. O lançamento do LIPEX® Flow reforça o portfólio de soluções de sistemas de liberação avançada de fármacos na Evonik Health Care, que integra a divisão Life Sciences Nutrition & Care. Até 2030, a divisão pretende aumentar as vendas de soluções de sistemas dos 20% atuais para mais de 50%.

“O LIPEX® Flow também reforça a nossa posição como fornecedor de soluções de sistemas totalmente integrado para a indústria farmacêutica e é um ótimo complemento à nossa oferta de produtos, tecnologias e serviços ao setor de medicamentos parenterais complexos”, segundo Paul Spencer, Vice-Presidente da divisão Drug Delivery & Medical Device Solutions na Evonik Health Care. “Prevemos que o LIPEX® Flow propiciará uma plataforma efetiva e versátil de liberação de fármacos para aplicações de próxima geração, abrangendo áreas que vão da oncologia às vacinas”.

As partículas lipídicas, em especial os lipossomas convencionais, proporcionam uma plataforma versátil e flexível de liberação de fármacos para várias classes de ingredientes farmacêuticos ativos (IFAs), incluindo pequenas moléculas, conjugados de droga-lipídio, proteínas e peptídeos. Quase 20 fármacos lipídicos já foram aprovados pelo FDA e muitos mais estão em estágios clínicos iniciais ou finais. 

LIPEX® é o equipamento mais utilizado para redução do tamanho das vesículas de formulações lipossomais para alcançar a distribuição especificada de maneira reprodutível e escalonável. LIPEX® Flow é a extrusora de próxima geração, com patente pendente, que maximiza a área de filtração efetiva, resultando em pressões de extrusão mais baixas. Maior rendimento, tempos mais rápidos de processamento de lotes e uma faixa operacional mais ampla também são vantagens importantes do novo design. A nova extrusora ajuda a minimizar os riscos dos processo, como contaminações, degradação de produto ou segurança ao trabalhar com substâncias altamente potentes. Há pelo menos três décadas, a plataforma de extrusoras de lipossomas LIPEX® vem estabelecendo o padrão da indústria na fabricação de fármacos lipossomais. 

Na qualidade de CDMO integrada, a Evonik Health Care é, há muitas décadas, uma das líderes no fornecimento de soluções avançadas de liberação de fármacos, prestando suporte a empresas farmacêuticas do mundo inteiro no desenvolvimento e na produção de medicamentos parenterais complexos que exigem uma oferta integrada de excipientes, tecnologias de formulação como as nanopartículas lipídicas, além da fabricação clínica e comercial.