Evonik lança esqualeno grau GMP à base de plantas

Foto: Divulgação Evonik

O esqualeno PhytoSquene® da Evonik, não derivado de animais, agora está disponível e é produzido em grau GMP. Lançado no ano passado, o produto é o primeiro esqualeno derivado do óleo de amaranto com BPF no mercado para uso em adjuvantes em formas de dosagem parenteral. Ao oferecer esqualeno de origem vegetal, a Evonik está atendendo à demanda por um suprimento comercial seguro de esqualeno para aplicações farmacêuticas, que atualmente é refinado a partir do óleo de fígado de tubarão.

A divisão de ciências da vida da Evonik, Nutrition & Care, está comprometida com a redução da necessidade de produtos derivados de animais e com a preservação da biodiversidade e dos ecossistemas. A empresa tem como objetivo transformar mais de 70% de seu portfólio em Next Generation Solutions até 2032. Essas soluções são baseadas em uma avaliação completa do portfólio e representam um benefício superior de sustentabilidade.

“Com o PhytoSquene®, nossos clientes podem criar um produto farmacêutico que promove uma vida saudável e reduz a dependência de materiais derivados de animais. Nosso material GMP agora ajuda a levar esses produtos farmacêuticos sustentáveis para a fase clínica e comercial”, disse Paul Spencer, Diretor de Drug Delivery & Products da área de Health Care da Evonik.

O produto é produzido a partir do óleo de amaranto (Amaranthus caudatus), uma planta herbácea cultivada em muitas partes do mundo. Por ser derivado de plantas, oferece consistência, qualidade e pureza lote a lote. Ele está em conformidade com as especificações da Farmacopeia Europeia (Ph. Eur.). O produto também é uma solução para pacientes que não podem usar produtos de origem animal por motivos culturais ou religiosos.

O esqualeno é um composto orgânico natural usado como componente em alguns sistemas adjuvantes. Os adjuvantes são aditivos que aumentam a resposta imunológica do corpo ao ingrediente ativo em uma vacina. Eles reduzem a quantidade de ingrediente ativo necessário, tornando mais rápida e fácil a produção de vacinas em escala e reduzindo o risco de efeitos colaterais nos pacientes.

Como parceira da indústria farmacêutica, a Evonik Health Care tem sido líder em administração avançada de medicamentos há décadas. Ela oferece suporte a empresas farmacêuticas em todo o mundo com serviços abrangentes para o desenvolvimento e a fabricação de medicamentos parenterais e orais complexos. Isso inclui excipientes farmacêuticos, como polímeros e lipídios, desenvolvimento de formulações e fabricação de amostras clínicas, bem como produtos farmacêuticos comerciais.