Evonik lança nova tecnologia para melhorar a solubilidade de moléculas orais pequenas

Foto: Divulgação – Evonik

A Evonik agora oferece EUDRATEC® SoluFlow, uma nova tecnologia de micropartícula que melhora a solubilidade de ingredientes farmacêuticos ativos em fármacos orais. Essa tecnologia de processo por emulsão supera as dificuldades de solubilidade que não podem ser resolvidas com as tecnologias de fabricação existentes. Como mais de 70% das novas moléculas pequenas são insolúveis, a tecnologia EUDRATEC® SoluFlow vai permitir o desenvolvimento de novas formulações orais em diferentes áreas como oncologia, doenças cardiovasculares, doenças infeciosas e diabete.

EUDRATEC® SoluFlow complementa o portfólio de Drug Delivery System Solutions da linha de negócios Health Care, que abrange excipientes orais como os polímeros funcionais EUDRAGIT® e as cápsulas funcionais prontas para envase EUDRACAPTM, além de tecnologias e serviços para otimizar o desempenho de fármacos. A linha de negócios Health Care integra a divisão de life sciences Nutrition & Care da Evonik, cuja meta é aumentar as vendas de System Solutions dos 20% atuais para mais de 50% até 2030.

“Nossa nova tecnologia abre a possibilidade de ampliar o leque de produção de fármacos orais por permitir o uso de moléculas anteriormente consideradas insolúveis. Não vemos a hora de trabalhar com os clientes no desenvolvimento de fármacos orais que permitam viver uma vida melhor e mais saudável”, disse Paul Spencer, responsável pela linha de produtos Drug Delivery & Medical Device Solutions na Evonik Health Care.

EUDRATEC® SoluFlow é uma tecnologia e um serviço que transforma um fármaco de difícil solubilidade em um pó de ótima fluidez da dispersão sólida amorfa (ASD). Essa ASD pode ser compactada facilmente em comprimidos ou inserida em cápsulas, reduzindo o número e a complexidade das etapas pós-processamento.

O processo baseado em emulsão usa equipamentos farmacêuticos padrões para fabricar micropartículas uniformes com tamanho definido e alto rendimento. Estudos de casos indicam que o aumento da solubilidade alcançada com o EUDRATEC® SoluFlow também se traduz em um melhor desempenho farmacocinético.

“Com essa recente inovação em nosso portfólio EUDRATEC®, estamos muito satisfeitos por poder ajudar nossos parceiros da área farmacêutica e seus pacientes com a solução de imensos problemas de solubilidade e, dessa maneira, atender uma necessidade até então não atendida”, disse Jessica Mueller-Albers, Diretora de Marketing Estratégico do segmento de negócios global Oral Drug Delivery Solutions da linha de negócios Health Care da Evonik.

EUDRATEC® é a plataforma de tecnologias de liberação oral direcionada de fármacos. Esse portfólio de soluções inovadoras está sendo expandido de maneira constante em resposta às necessidades da indústria farmacêutica. Em 2020, a Evonik lançou a tecnologia EUDRATEC® Fasteric que promove a proteção gástrica seguida da liberação rápida do ativo no intestino delgado proximal.