Evonik lança novo agente fosqueante para tinta em pó que melhora dureza e flexibilidade do filme

Foto: Divulgação Evonik

A Evonik lançou um novo agente fosqueante para tinta em pó que utiliza a tecnologia SPHERILEX®, o SPHERILEX® DP-0115, uma sílica precipitada patenteada. O novo produto, que faz parte da linha de negócios Coating Additives, mostrou-se eficaz como agente fosqueante, conferindo efeito fosco eficiente, uniforme, consistente e para efeito final mais previsível em tintas em pó.

A novidade da Evonik também melhora a dureza e a flexibilidade do filme final. O efeito fosqueante não depende da temperatura da cura e funciona em todas as químicas ou formulações. As principais aplicações estão nas formulações de poliésteres superduráveis e acrílicos transparentes para uso na indústria em geral, no segmento automotivo e arquitetônico que utilizam a tecnologia do pó.

O SPHERILEX® DP-0115 foi desenvolvido em um processo patenteado para minimizar porosidade e maximizar esfericidade de partícula, permitindo utilizar uma carga maior deste aditivo fosqueante na formulação sem afetar o fluxo de material fundido durante a cura. O resultado é um aspecto superior de qualidade de superfície consistente e uniforme.

O novo agente fosqueante se incorpora facilmente à pré-mistura de matérias-primas e é dispersado de maneira uniforme através de extrusora, resultando em uma distribuição uniforme na formulação do pó final. Devido à sua baixa absorção de óleo e formato de partícula, o produto pode melhorar a dureza em geral do filme sem afetar sua flexibilidade. E, por fim, pode ser adicionado numa etapa posterior quando o objetivo é reduzir o nível de brilho de uma tinta em pó de alto brilho.

SPHERILEX® DP-0115 integra a linha de produtos SPHERILEX® de sílica precipitada.