Evonik lança primeiros produtos renováveis à base de isoforona

Foto: Divulgação Evonik

Desde que inventou a química da isoforona durante a sua busca por novas maneiras de reutilizar a acetona, a Evonik continuou desenvolvendo uma variedade de produtos à base de isoforona em suas plantas no mundo inteiro. Hoje, 69 anos depois, a Evonik traz outra novidade importante para a indústria química: os primeiros produtos do mundo à base de isoforona fabricados 100% com acetona renovável.

 

Ao usar a acetona renovável, a Evonik agora oferece produtos à base de isoforona com pegada de CO2 significativamente menor em todas as etapas da cadeia de produção da isoforona. Os novos produtos eCO são comercializados sob as marcas consolidadas da família Evonik Crosslinkers: VESTASOL® IP eCO para isoforona, VESTAMIN® IPD eCO para isoforona diamina e VESTANAT® IPDI eCO para isoforona di-isocianato. Mais produtos acabados serão lançados de acordo com a demanda futura do mercado. 

 

“Essas recentes soluções renováveis estão ajudando nossos clientes a superar os desafios atuais dos regulamentos ambientais, mas os nossos esforços também estão surtindo frutos na medida em que abrem empolgantes novas oportunidades de negócios para nós”, disse Christian Schmidt, Responsável pela linha de negócios Crosslinkers da Evonik. 

 

Os produtos da nova série eCO da Evonik, quimicamente idênticos às suas contrapartidas de origem fóssil, apresentam as mesmas características em termos de processamento, formulação e desempenho. Na comparação com os produtos convencionais de isoforona, os novos produtos eCO podem ajudar a indústria a reduzir de maneira significativo o seu Potencial de Aquecimento Global (GWP) e a sua pegada de CO2. Por exemplo, o VESTANAT® IPDI eCO contém 75% de carbono renovável por balanço de massa.

 

“A nova série VESTA eCO é o primeiro passo em nossa jornada rumo à neutralidade climática. Como próximo passo, vamos lançar uma Análise de Ciclo de Vida atualizado para o nosso portfolio/linha completa de produtos da cadeia de isoforona (I-Chain) ao longo de 2022, para oferecer aos nossos clientes informações confiáveis sobre pegadas de carbono, permitindo que tenham uma perspectiva clara de suas opções de redução”, continuou Christian Schmidt.

 

‘Balanço de Massa’ é um princípio contábil que compara entradas com saídas no processo de produção. A contabilidade assegura que os produtos finais sustentáveis sejam consistentes com a quantidade de acetona renovável comprada. Todos os processos serão auditados e certificados por um organismo independente, ou seja, as normas ISCC e REDCert, reconhecidas internacionalmente, para verificar a utilização de recursos renováveis em todas as etapas da produção.

 

Tendo como base uma contabilidade precisa e auditorias externas, o conceito de balanço de massa permite à Evonik adotar uma produção em larga escala e a oferecer soluções com boa relação custo-benefício ao mesmo tempo em que mantém a rastreabilidade de cada molécula usada.  

 

Em resultado de sua resistência mecânica e química, durabilidade, excelente adesão e baixa emissão de CO2, os novos tipos VESTA eCO foram concebidos para serem usados como matérias-primas sustentáveis na produção de tintas, vernizes e resinas em modernos sistemas de revestimento. Eles também são adequados para compósitos de alto desempenho como pás de rotores para turbinas eólicas ou em interiores automotivos para produzir painéis de instrumentos e guarnições de melhor qualidade, mas também nas mais modernas tecnologias de síntese química