A Evonik apresenta o compósito de carbono-silício Siridion Black como novo material anódico para baterias de íon de lítio. O material deixa as baterias mais potentes mediante o aumento da densidade energética e a melhora da capacidade de carga rápida e a eficiência energética.
“O lançamento do Siridion Black representa um marco importante no desenvolvimento estratégico do nosso portfólio”, disse Peter Friesenhahn, responsável pela linha de negócios Silanos na Evonik. “Estamos reforçando a nossa oferta para mercados de crescimento atraentes e voltados à tecnologia, e nos posicionando como um parceiro de inovação para os nossos clientes”.
O lançamento do material de alto desempenho também completa a oferta de materiais para baterias da Evonik: a empresa já oferece materiais ativos para catodos e óxidos metálicos pirogênicos para o revestimento de separadores.
“Até aqui, usava-se o grafite como material dos ânodos nas baterias de íon de lítio. Mas baterias de maior capacidade necessitam de novos materiais que também permitam um carregamento mais rápido”, disse Dr. Björn Borup, responsável pelo marketing de materiais para baterias na linha de negócios Silanos da Evonik. “Como aditivo, nossa solução pode ser integrada rapidamente a materiais anódicos e processos de produção existentes, além de se combinar bem com outros materiais para baterias”.
O pó é produzido por síntese de fase gasosa, consistindo em partículas esféricas isoladas não sinterizadas com tamanho equivalente a algumas centenas de nanômetros. Dentro das partículas amorfas, a concentração de carbono aumenta de dentro para fora, o que assegura uma estabilidade superior. “Além disso, em virtude do maior teor de carbono da superfície, as partículas têm melhor proteção contra a oxidação e são mais fáceis de processar”, disse Dr; Julia Lyubina, responsável pelo desenvolvimento e a comercialização do Siridion Black.
O material anódico de alto desempenho foi desenvolvido em conjunto pela função Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e a linha de negócios Silanos da Evonik. O objetivo dos esforços conjuntos é deixar as baterias de íon de lítio ainda mais potentes. O projeto, que tem ainda a participação da universidade de Duisburg-Essen, é financiado pelo Ministério Federal de Economia e Energia da Alemanha até 2023 (Código do financiamento: 03EI3027B).
“Nosso Siridion Black permite criar soluções customizadas, oferecendo aos fabricantes e seus clientes a flexibilidade necessária para adaptar suas baterias exatamente de acordo com as suas respectivas necessidades”, contou Lyubina. Os fabricantes de dispositivos “vestíveis” (wearables) ou móveis, em particular, provavelmente vão apreciar essa liberdade de design.
O silício revestido de carbono já está disponível em escala industrial. O produto foi apresentado ao público na Feira Internacional de Baterias da China (CIBF), realizada de 19 a 21 de março em Shenzen, China.