Evonik lança VIGOROX® Trident, produto com registro no EPA para controle da qualidade da água na aquicultura

Foto: Divulgação Evonik

A Evonik recebeu o registro do órgão de proteção ambiental dos Estados Unidos (EPA) para o uso de seu ácido peracético VIGOROX® Trident em sistemas de recirculação na aquicultura (SRA) e em lagoas. Produzido pela linha de negócios Active Oxygens da Evonik, o biocida pode reduzir patógenos de peixes (bactérias e vírus) na água. VIGOROX® Trident pode ser aplicado enquanto os peixes estão presentes, uma vez que o produto se desintegra totalmente em água, oxigênio e ácido acético.

O SRA é uma forma de aquicultura baseada em terra que permite a produção de peixes em alta densidade enquanto minimiza o impacto no ambiente circundante e evita o esgotamento dos recursos naturais marinhos e de água doce. A manutenção da qualidade da água é um dos maiores desafios nos sistemas de recirculação. Com VIGOROX® Trident, o biocida pode ser dosado diretamente no tanque – sem a demorada etapa de remoção dos peixes ou da água. VIGOROX® Trident não exerce efeito observável sobre salmões e peixes de barbatana similares em concentrações inferiores a 3,5 mg/L. E como o ácido peracético se degrada em nada mais que água, oxigênio e ácido acético, não são necessárias etapas adicionais de limpeza de resíduos químicos.

“A Evonik vem fazendo um trabalho pioneiro nesta tecnologia em estreita colaboração com autoridades e centros de pesquisa. É uma satisfação para nós poder oferecer aos nossos clientes um tratamento eficaz para reduzir patógenos de peixes transmitidos pela água que pode ser usado com os peixes presentes”, disse Philip Block, Diretor Técnico para Mercados Especiais na Evonik Active Oxygens na América do Norte. “Manter a água limpa é uma importante primeira etapa no manejo de patógenos – uma grande preocupação para os operadores de sistemas SRA”.

Ainda outro biocida para SRAs, o VIGOROX® Clear, está disponível para uso em sistemas SRAs e em lagoas para a produção de camarões nas Américas Central e do Sul.

“Trabalhamos em estreita cooperação com as agências reguladoras para assegurar que os nossos produtos sejam eficazes quando usados de acordo com as instruções”, disse LuAnn Maloney, gestora para regulamentos na Evonik Active Oxygens para na América do Norte. “O novo registro do EPA para o VIGOROX® Trident atesta o nosso compromisso em oferecer aos nossos clientes soluções efetivas que os ajudem a cumprir os padrões de conformidade”.