Evonik mostra desempenho sólido em um ambiente desafiador

Foto: Divulgação Evonik

Diante do cenário de uma economia claramente enfraquecida, a Evonik apresentou um desempenho sólido no terceiro trimestre. Embora os volumes de venda tenham sido menores, os resultados foram 26% superiores na comparação ano a ano, fechando em 4,88 bilhões de euros, em razão de aumentos nos preços. Dessa maneira, os aumentos nos custos variáveis puderam ser repassados com sucesso. Os resultados ajustados antes dos juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA ajustado) foram só 5% inferiores, ficando em 615 milhões de euros.

“Apesar do ambiente cada vez mais difícil, continuamos confiantes na confirmação das nossas previsões para o ano inteiro”, disse Christian Kullmann, Presidente da Diretoria Executiva. “Ao mesmo tempo, estamos nos preparando para enfrentar uma recessão no próximo ano”. As medidas correspondentes, como restrições a viagens comerciais e feiras de negócios, cortes no emprego de consultorias externas e contratações disciplinadas, devem ajudar a reduzir os custos na faixa de três dígitos de milhões de euros no próximo ano. A implementação foi deliberadamente concebida para ser descentralizada e flexível, para que a empresa possa reagir rapidamente à volatilidade da situação econômica.

A Evonik confirma a perspectiva de EBITDA ajustado na faixa de 2,5 a 2,6 bilhões de euros. As vendas no ano em curso agora são estimadas em 18,5 bilhões de euros.

O fluxo de caixa livre, situado em 288 milhões de euros no terceiro trimestre, representa uma melhora significativa na comparação com o registrado no primeiro semestre do ano, de 106 milhões de euros negativos. “Esse é um bom resultado, e o quarto trimestre deve ser ainda melhor”, diz a CFO Ute Wolf. “Estamos nos esforçando ao máximo para atingir a nossa meta de uma taxa de conversão de fluxo de caixa livre de cerca de 30%.

A Evonik conseguiu deixar o seu mix de energia menos dependente do gás natural. Em seu maior parque químico da Alemanha, em Marl, a nova usina movida a gás agora pode ser operada com gás liquefeito de petróleo. Ao mesmo tempo, a prorrogação da autorização de funcionamento da usina movida a carvão que existe no local assegura o fornecimento de energia elétrica.0} Outras unidades produtivas também estão reduzindo o seu consumo de gás.

A Evonik também está se tornando menos dependente de combustíveis fósseis: a empresa de especialidades químicas firmou recentemente um contrato de longo prazo com a empresa alemã EnBW para a compra de energia eólica proveniente do parque offshore He Dreiht. A Evonik vai adquirir 100 MW de energia verde da nova planta eólica situada no Mar do Norte por um período de 15 anos. Em consequência, a partir de 2026, cerca de um quarto da necessidade de eletricidade da Evonik na Europa será suprida por energia eólica. As partes assinaram os contratos correspondentes na última semana.

A Evonik também está avançando com a renovação de seu portfólio, que favorece a concentração em especialidades químicas. Em agosto, a empresa vendeu o seu negócio de betaína nos Estados Unidos e, recentemente, alienou a sua atividade com derivados de TAA.

A Evonik também continua impulsionando o crescimento orgânico: em Mobile, Alabama, a empresa está investindo 150 milhões de euros em uma nova planta de metilmercaptano, um importante intermediário na produção de metionina. Em Lafayette, Indiana, a construção de uma nova planta para lipídios farmacêuticos, em sua maioria para aplicações médicas na área de mRNA, terá início em breve. Na Eslováquia, está sendo erguida uma nova unidade de produção de biossurfactantes ramnolipídios.