Evonik pretende reduzir o uso de antibióticos na criação de aves

Foto: Divulgação Evonik

O Biotech Hub da Evonik está fazendo um consórcio com a Universidade Técnica de Munique (TUM) e a RWTH Aachen para desenvolver um novo projeto para fortalecer o sistema imunológico de aves e evitar a colonização por patógenos do trato intestinal. O objetivo é melhorar a saúde e ajudar a reduzir o uso de antibióticos.

A Evonik é parceira do projeto Chicken Synthetic Microbiota (ChiSYN) e coordenadora do projeto. O aporte total do projeto é superior a 2 milhões de euros e é financiado pelos parceiros do projeto em uma base pro rata e pelo Ministério da Alimentação e Agricultura (BMEL).

“Para nossa saúde, precisamos de alimentos saudáveis e, para isso, precisamos de animais saudáveis”, diz Christoph Kobler, que dirige o Biotech Hub. “Nosso consórcio inovador contribui para a saúde animal e para a nutrição humana sustentável”.

O objetivo dos parceiros do projeto é desenvolver um protótipo de aditivo para ração que garanta que os “microrganismos benéficos” colonizem o intestino dos pintinhos. Para isso, as bactérias que fortalecem o sistema imunológico e dificultam a colonização por patógenos são selecionadas em uma ampla população de aves. Em seguida, os parceiros do projeto combinam esses microrganismos para criar um novo consórcio.

“No desenvolvimento desse consórcio, nos beneficiamos da experiência em simulação intestinal e do desenvolvimento bem sucedido de probióticos para a criação de animais”, diz Stefan Pelzer, Responsável pela unidade de pesquisa In Silico & Target Systems no Biotech Hub. Pelzer e sua equipe têm trabalhado com o modelo de simulação dinâmica do intestino de aves “DAISy” desde 2018. Eles usam as descobertas para desenvolver novos produtos para a saúde intestinal, conceitos nutricionais inovadores e de alta precisão que levam em conta as bactérias intestinais pela primeira vez em um modelo de simulação do intestino de aves.

Nesse projeto, a experiência da Evonik em biotecnologia industrial é complementada pelas habilidades de seus parceiros estratégicos nas universidades de Aachen e Munique.

A RWTH contribui com muitos anos de experiência na coleta e investigação sistemática de comunidades bacterianas no trato gastrointestinal de humanos e animais, e no isolamento e caracterização da microbiota intestinal usando métodos de alto rendimento.

A TUM examina o efeito de tipos selecionados de bactérias sobre a saúde das aves. O foco é o desenvolvimento do sistema imunológico e sua interação com os patógenos.