Evonik divulga resultados para 2021 superiores à previsão

Foto: Divulgação Evonik

Após um desempenho vigoroso no terceiro trimestre, a Evonik divulga estimativas mais precisas em relação aos resultados para o ano em curso. A empresa agora estima um lucro ajustado de 2,4 bilhões de euros antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA ajustado). Este é o limite superior da faixa anterior de 2,3 a 2,4 bilhões de euros que a Evonik estimava no meio do ano. As vendas também atingirão o limite superior do intervalo de previsão – 14,5 bilhões de euros. Anteriormente, a Evonik havia estimado vendas entre 13 e 14,5 bilhões de euros.

“Continuamos registrando um forte crescimento no terceiro trimestre”, disse Christian Kullmann, Presidente da Diretoria Executiva. “Todas as quatro divisões químicas se beneficiaram do incremento da demanda. Conseguimos compensar totalmente a alta no custo de matérias-primas, energia e logística com preços de venda mais altos”.

O EBITDA ajustado cresceu 24% para 645 milhões de euros no período de julho a setembro, na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior. Na comparação com o segundo trimestre, as receitas se mantiveram estáveis, apesar dos custos extraordinários de cerca de 30 milhões de euros decorrentes de provisões de bônus mais altas, paralisações para manutenção e perda de vendas devido a falhas nas cadeias de abastecimento e falta de matéria-prima.

As vendas da empresa cresceram 33%, para 3,87 bilhões de euros no terceiro trimestre, na comparação com o mesmo período do ano passado. O aumento reflete uma contínua dinâmica positiva da demanda em todas as divisões. O resultado líquido ajustado cresceu 45% para 269 milhões de euros, com aumento do lucro ajustado por ação de 0,40 para 0,58 euro.

A melhora do desempenho dos negócios levou a um aumento de 68% no fluxo de caixa livre no trimestre, para 524 milhões de euros. Em consequência, o fluxo de caixa livre atingiu um nível recorde de 937 milhões de euros nos primeiros nove meses.

“Para o ano inteiro, nós agora estimamos um fluxo de caixa livre de cerca de um bilhão de euros”, disse a CFO Ute Wolf. “Estamos orgulhosos por termos gerado ainda mais caixa do que pensávamos. Diante disso, deveremos atingir uma taxa de conversão de caixa até superior ao ótimo valor de cerca de 40% do ano passado.