Evonik segue com estratégia de desinvestimento da divisão de Performance Materials

Foto: Divulgação Evonik

A Evonik está vendendo seu negócio de superabsorventes para o International Chemical Investors Group (ICIG). Um acordo correspondente foi assinado, e os colaboradores das unidades alemãs foram os primeiros a serem informados sobre o acordo. O preço de compra (valor da empresa) está na faixa baixa de três dígitos de milhões de euros. O acordo também inclui a assunção de obrigações de pensão pelo ICIG. A transferência final do negócio está planejada para meados de 2024, após a aprovação das autoridades de concorrência relevantes.

“Em termos de perfil, o negócio de superabsorventes não se encaixa mais em nosso caráter de empresa de especialidades químicas”, diz Christian Kullmann, CEO da Evonik. “Procuramos e encontramos um investidor confiável para esse negócio. Nossa empresa está, portanto, dando o segundo passo no desinvestimento de nossa Divisão Performance Materials“.

O ICIG é um investidor químico experiente com sede em Frankfurt am Main, na Alemanha. Com mais de 6.200 colaboradores, o grupo gera vendas anuais de mais de 4,6 bilhões de euros. “Estamos muito satisfeitos em poder assumir outro negócio da Evonik”, diz o Dr. Achim Riemann, Presidente do Conselho de Supervisão do ICIG. “Com sua alta qualidade tecnológica como uma nova plataforma dentro do ICIG, o negócio de Superabsorventes oferecerá ao nosso Grupo novas oportunidades de crescimento”.

O ICIG tem ampla experiência no desenvolvimento de sites e unidades de negócios que não fazem mais parte do negócio principal de grupos corporativos. Em abril de 2023, o ICIG já havia adquirido da Evonik a unidade de Luelsdorf e os negócios associados em Wesseling, e anunciou amplos investimentos no local. Assim como o negócio de superabsorventes, a unidade pertencia anteriormente à Divisão Performance Materials. Sua terceira parte são os produtos químicos da cadeia C4 , um negócio que também está à venda.

Os superabsorventes são polímeros em pó usados como materiais absorventes em fraldas e outros produtos de higiene. O negócio a ser vendido gerou vendas de 892 milhões de euros em 2023, com EBITDA ajustado na faixa média de dois dígitos em milhões de euros. Em média, nos últimos cinco anos, alcançou um EBITDA ajustado de cerca de 20 milhões de euros. O ICIG está assumindo toda a empresa, com cerca de 1.000 colaboradores e instalações de produção de superabsorvedores em Krefeld e Rheinmuenster, na Alemanha, bem como duas unidades nos EUA, em Greensboro, Carolina do Norte, e Garyville, Louisiana. O negócio também inclui fábricas em Marl, na Alemanha, para a produção de ácido acrílico, a matéria-prima mais importante para os superabsorventes.