Evonik Venture Capital investe em fundos chineses, ganhando acesso a novas tecnologias de materiais

Evonik

A Evonik está ampliando as suas atividades de venture capital na China por meio de investimentos nos fundos GRC SinoGreen Fund V e Richland VC Fund III. Esses dois fundos de destaque, que se concentram em materiais avançados, equipamentos de produção de ponta, transformação digital e tecnologias verdes, vão intensificar as atividades da Evonik na região e facilitar o seu acesso a atraentes tecnologias e oportunidades de negócios. As partes concordaram em não divulgar o valor do investimento.

“A China é um dos líderes em inovação de maior crescimento do mundo e, por esse motivo, um mercado atraente para atividades de venture capital”, disse Bernhard Mohr, responsável pelo setor de Venture Capital na Evonik. “Ao formar parceria com fundos que conhecem muito bem o ecossistema de inovação da China e têm amplo contato com start-ups locais, a Evonik facilita o seu acesso a novas tecnologias e oportunidades comerciais atraentes a partir do estágio inicial de seu desenvolvimento.”

O fundo chinês de venture capital GRC investe em empresas chinesas de tecnologia verde focadas em materiais. O GRC SinoGreen Fund V, tem como foco áreas da economia circular, biologia sintética, impressão 3D, materiais para baterias e materiais de carbono. O investimento marca a ampliação da participação da Evonik no terceiro fundo do grupo GRC (GRC SinoGreen Fund III) em 2015.

O Richland Capital investe em materiais avançados e está atento a novas tecnologias, como avançados equipamentos de produção e tecnologias digitais. Por essa razão, o GRC focou seus investimentos na cadeia de valor dos materiais, equipamentos e dados, tendo como alvo setores estratégicos como pan-semicondutor, e-mobilidade, fabricação digital, 5G e energias alternativas.

“Os investimentos demonstram os nossos esforços em reforçar a nossa capacidade de inovação e complementar nossa estratégia de inovação aberta na China”, comentou Fuliang Xia, presidente da Evonik Greater China. “O foco dos dois fundos é de alta relevância para os nossos impulsores de crescimento na China na medida em que oferece ótimas oportunidades para a facilitação do desenvolvimento local de produtos e inovações no modelo de negócios.

A Evonik é um conhecido parceiro de venture capital corporativo na China, com presença local desde 2018 e diversos investimentos diretos e em fundos ao longo dos anos. O braço de venture capital desempenha função estratégica no objetivo da Evonik de se tornar a melhor empresa de especialidades químicas na medida em que investe em tecnologias inovadoras e modelos de negócio disruptivos, além de tecnologias digitais.