EY abre nova edição de programa com foco em empregabilidade de pessoas em situação de vulnerabilidade social

Foto: Divulgação EY

A EY, uma das principais consultorias e auditorias do mundo, o EY Institute, OSCIP que visa o impacto social por meio da educação, e Eu Capacito, projeto social do Instituto Itaqui, acabam de divulgar a abertura da 4ª edição do EY Empodera, programa que busca contribuir com a empregabilidade de pessoas em situação de vulnerabilidade social por meio do treinamento de habilidades em Negócios, Human Skills e Tecnologia e que tem três meses de duração com conteúdo online. Além de capacitar esses profissionais, há ainda a possibilidade de trabalhar na EY.

“O grande diferencial desse programa é o foco em empregabilidade e a transformação gerada a famílias e futuras gerações impactadas pela iniciativa. Ações como essa colaboram com a mudança da realidade de um país caracterizado pela alta taxa de desigualdade social que resulta no grande obstáculo que é a baixa mobilidade social. O EY Empodera nos deixa orgulhosos e confiantes em seguir construindo um mundo de negócios melhor e mais inclusivo a todas as pessoas”, conta Luiz Sérgio Vieira, CEO da EY Brasil.

Com foco em pessoas pertencentes às classes C, D e E, de diferentes idades e em qualquer região do Brasil, o programa, em parceria com a plataforma Eu Capacito, oferece aulas de diferentes temas, como finanças pessoais, Python, governança e engenharia de dados, estatística e Intelligent Automation, com duração de três meses.

Segundo Maithê Paris, Líder em Diversidade, Equidade e Inclusão no Brasil e Responsabilidade Corporativa da EY para América Latina, só pode haver igualdade de conquistas quando começar a existir igualdade de oportunidades, por isso, dentro do grupo de pessoas em situação de vulnerabilidade social, o EY Empodera também prioriza marcadores sociais sub-representados nas empresas, principalmente nos pilares étnicos, gênero, 50+, LGBTQIA+ e refugiados/imigrantes.

Desde a primeira edição, em 2020, o EY Empodera já aprovou quase 3 mil pessoas. Dessas, mais de 500 concluíram as etapas e foram certificadas e 60 foram contratadas para trabalhar em alguma vaga dentro da EY. “Quando conseguimos efetivamente empregar uma pessoa que participou do programa e alcançamos a transformação social desejada, é uma sensação de missão cumprida”, ressalta Maithê.

Só na última edição, foram mais de 350 estudantes certificados com a conclusão do curso. Desses, 61% se autodeclararam pessoas negras, 3% eram pessoas com deficiências, 3% eram LGBTQI+ incluindo transgêneros e não binários, 4% acima de 50 anos e 1% como refugiados e/ou migrantes. “Nosso objetivo é ter cada vez mais diversidade nesses índices para trazer muito mais inclusão e oportunidades para o mercado de trabalho”, reforça a líder da EY. As mulheres também foram a maioria na última edição do programa, representando 62% da turma.

O programa também gera o engajamento dos próprios colaboradores, que compartilham e participam das etapas e processos. Na última edição, foram 60 voluntários, que são mentores e tirarão dúvidas dos alunos ao longo do programa.

O curso está previsto para começar no início de maio. As inscrições para a próxima edição ficam abertas de 02 a 26 de abril e podem ser feitas pelo link: https://www.ey.com/pt_br/careers/ey-empodera