A ZF inaugurou oficialmente a pista de teste ampliada Erich Reinecke, em Jeversen, na Alemanha. Após um investimento de cerca de 18 milhões de euros, a pista de teste traz avanços significativos para a ZF no que se refere à capacidade de teste de veículos comerciais e reforça sua posição de liderança em tecnologia global.
Alavancando a recente aquisição da WABCO pela ZF, a instalação ampliada terá um papel ainda maior em testes e desenvolvimento de novas soluções e tecnologias para ajudar a impulsionar a visão da indústria para um futuro de veículos comerciais autônomos, conectados e elétricos.
A pista de teste tem um novo circuito oval de 3,6 quilômetros que incorpora uma combinação de curvas e seções retas para replicar uma ampla gama de condições de estradas que simula condições de condução da vida real em rodovias. Aprimorando significativamente as capacidades de testes da ZF, a pista apoiará o desenvolvimento de tecnologias avançadas, incluindo sistemas de saída de faixa, assistentes de congestionamento e pilotos automáticos até a direção autônoma.
A instalação ampliada também inclui um novo projeto de última geração de mil metros quadrados e um centro para clientes, além de duas áreas adicionais para caminhões.
“Alavancando a recente aquisição da WABCO, este investimento destaca o foco da ZF no desenvolvimento e testes de tecnologias, como condução autônoma e mobilidade elétrica, ainda mais rápido para os nossos clientes, em linha com a estratégia do grupo ‘Mobilidade da Próxima Geração'”, disse Wilhelm Rehm, membro do conselho de administração da ZF Friedrichshafen AG, responsável por tecnologia para veículos comerciais, tecnologia industrial e gerenciamento de materiais. “Esta pista de teste única consolida a posição da ZF como líder global em tecnologia e oferece exatamente as possibilidades amplas de testes dinâmicos que são necessárias para explorar totalmente o crescimento de oportunidades para nossa empresa no segmento de veículos comerciais.”
“A ampliação da pista de teste em Jeversen pelo Grupo ZF é de grande importância para a pesquisa e desenvolvimento de sistemas de veículos para condução autônoma em rede”, disse o dr. Bernd Althusmann, ministro de economia, trabalho, transporte e digitalização do estado Baixa Saxônia. “A Divisão de Sistemas de Controle de Veículos Comerciais da ZF está desenvolvendo sistemas complexos de assistência para veículos comerciais e, portanto, contribui para realizar a visão de futuro de condução autônoma, conectada e eletrificada. Como este investimento demonstra claramente no estado da Baixa Saxônia, que prioriza a mobilidade, estamos nos concentrando em avançadas tecnologias futuras e soluções inovadoras que ajudarão a pavimentar o caminho para a mobilidade do amanhã.”
“A pista de teste ampliada e modernizada nos oferece a capacidade necessária para expandir significativamente o desenvolvimento e testes de tecnologias de ponta”, explicou o dr. Christian Brenneke, vice-presidente sênior de engenharia de produto da Divisão de Sistemas de Controle de Veículos Comerciais da ZF. “Hoje, a pista de teste já desempenha um papel central em nossos sistemas inovadores que tornam os caminhões, ônibus e semirreboques mais seguros e eficientes. À medida que nos concentramos cada vez mais em veículos autônomos, conectados em rede e eletrificados, a crescente complexidade dos sistemas que desenvolvemos requer capacidades de teste e validação cada vez mais avançadas. A amplitude da nossa pista de teste nos permite testar desde sistemas inovadores de assistência ao motorista a conceitos de condução totalmente autônoma e de mobilidade.”
“Além de definir novos padrões para um ambiente de teste progressivo e voltado para o futuro, a ampliação da pista de teste representa um compromisso claro e significativo da ZF com a região e com a Alemanha como um centro de pesquisa e desenvolvimento”, acrescentou Alexander Rohde, diretor-executivo e líder do projeto da pista, da Divisão de Sistemas de Controle de Veículos Comerciais da ZF.
A pista de teste leva o nome de Erich Reinecke, ex-vice-presidente do grupo de engenharia da WABCO, que morreu em 2008. Durante sua carreira, Reinecke desempenhou papel importante no desenvolvimento e lançamento no mercado de inúmeros sistemas de controle eletrônico para veículos comerciais.