Fábrica do BMW Group em Manaus apresenta 9 iniciativas em prol da natureza

Foto: Divulgação BMW

Única planta fora da Alemanha a produzir motos BMW Motorrad de forma exclusiva, a fábrica do BMW Group em Manaus comemorou o Dia da Amazônia (05/09) compartilhando sua relação com o bioma que a cerca. Atualmente, 9 práticas sustentáveis norteiam a rotina da fábrica, responsável pela produção de 9 modelos que abastecem o mercado nacional.

“Além da preocupação com nossas metas produtivas e com a qualidade do nosso produto BMW, que é premium, nós, ao mesmo tempo, caminhamos rumo a um futuro o mais sustentável possível. E digo isso referindo-me a ações que vão desde o reuso da água da chuva até a implementação de painéis solares, isto é, sempre com foco nos pilares de sustentabilidade e meio ambiente”, afirma Alex Donatti, Diretor-Geral da Planta Manaus.

Com resíduos provenientes de processos logísticos, produtivos e administrativos, a fábrica adotou um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, em acordo com a Lei Federal Nº 12.305, de 2010. A medida envolve o gerenciamento dos resíduos gerados, que hoje são segregados, coletados, armazenados temporariamente e transportados por uma empresa terceirizada.

As ações de reciclagem são outro ponto de destaque da fábrica, abrangendo 99% dos resíduos gerados, por meio do conceito ‘Zero Waste to Landfill’, isto é, sem resíduos encaminhados para aterros sanitários. Os móveis da área de descanso, por exemplo, são produzidos a partir de paletes de madeira oriundos do processo industrial.

Juntam-se a isso: workshops e outras ações com foco em soluções sustentáveis envolvendo o corpo de colaboradores, prestadores de serviço e clientes, bem como treinamentos internos; uma estação de tratamento de efluentes; um sistema de reuso da água da chuva para descargas sanitárias e limpeza de áreas externas; e uma estrutura de painéis solares no estacionamento voltada para a geração de energia limpa.

A planta também funciona sob políticas de baixo consumo de água e energia, por meio de um monitoramento periódico e controlado por metas (KPIs), e de baixa emissão e contenção de poluentes, com base em uma estratégia global do BMW Group. Um bom exemplo é a inauguração do prédio 3 da fábrica, em 2023, o que representou, além do ganho logístico, uma projeção de queda em torno de 35% nas emissões de CO2 na distribuição de motocicletas.

Por fim, a fábrica do BMW Group em Manaus, juntamente com a fábrica do BMW Group em Araquari (SC), utiliza energia de fontes renováveis e compensa proporcionalmente a emissão de CO2 gerando energia limpa via Complexo Eólico de Morrinhos, em Campo Formoso (BA), iniciativa comprovada por meio da certificação I-REC.

De modo geral, ações para redução significativa nas emissões de CO2 na produção, no uso de veículos e na cadeia de fornecedores estão entre as metas globais do BMW Group até 2030.