Ferramentaria da Volkswagen completa 65 anos de história

Foto: Divulgação Volkswagen

A Volkswagen do Brasil celebra os 65 anos de fundação da Ferramentaria, localizada na fábrica da Anchieta em São Bernardo do Campo/SP neste mês. A unidade de negócio, inaugurada em 2 de setembro de 1957, sempre priorizou a qualidade e já forneceu ferramentas e dispositivos para produção a países como Alemanha – incluindo o ID.4 e ID.3 –, China, Irã, Argentina, México e Hungria.

“Inovação e empreendedorismo são as características que, aliadas à sua capacidade técnica, fazem da Ferramentaria um parceiro de confiança dentro do Grupo Volkswagen”, explica Miguel Sanches, vice-presidente de Operações da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul. “A área, além de atender as várias fábricas do Grupo, está hoje estruturada para atender outros clientes no mercado. Este perfil contribui para expandir suas atividades e gerar novas receitas”, destaca o executivo.

A Ferramentaria da Volkswagen do Brasil vem estendendo seu portfólio e utiliza cada vez mais a tecnologia em seu favor, como uso de robôs com câmera, fortalecendo a indústria voltada ao futuro. A área exportou ferramentas de peças estampadas de painéis internos de laterais, caixas de roda e reforços de portas para a fabricação dos elétricos ID.4 e ID. 3 na fábrica de Zwickau, na Alemanha). Recentemente, houve grande participação na construção de ferramentas para laterais externos, tetos, tampa dianteira e tampas traseiras do SUVW Taos, produzidos tanto na Argentina como no México.

A área tem o compromisso de cada vez mais inovar criando, por exemplo, otimização das formas tradicionais de itens do ferramental que acarretam na diminuição do peso do material e, consequentemente, menos custos envolvidos e ganho de competitividade, com processos mais eficazes e ágeis, além de contribuir para o meio ambiente.

As simulações digitais dos processos de fabricação de ferramentas e dispositivos de solda permitem redução bastante grande do tempo no processo de ‘try-out’, que é a etapa anterior a produção de peças e carrocerias dos automóveis. Isso tudo levando em consideração muitas horas de treinamentos as pessoas com tecnologia de ponta. O perfil da equipe que trabalha na área hoje compreende 11% de mulheres – dentre elas engenheiras, ferramenteiras e operadoras de máquina CNC (Controle Numérico Computadorizado) e, embora esteja celebrando 65 anos de existência, a média de idade é de 37 anos. “A área acompanha a evolução tecnológica das plantas da Volkswagen, sendo uma solução para todas elas. A Ferramentaria tem um papel muito forte na qualidade e produtividade de nossos produtos”, afirma Miguel.

A área também está em contato com universidades (ITA, FGV, Centro de Inovação do Instituto Senai, Universidade Federal do ABC) para melhorar os processos de construção de ferramentas e dispositivos ainda mais competitivos em razão do Rota 2030.