MTU Aero Engines desenvolve tecnologia de célula de combustível para aviação

Foto: Divulgação MTU

Os sistemas de propulsão da aviação são um fator importante para alcançar emissões zero nos céus. A MTU Aero Engines está trabalhando em vários conceitos para todas as classificações de impulso e potência para atingir o grande objetivo da indústria da aviação. “Entre outras coisas, estamos avançando com a eletrificação total do trem de força”, explica o CEO da MTU, Lars Wagner. “Identificamos a conversão de hidrogênio líquido em eletricidade usando uma célula de combustível como a área com maior potencial para alcançar isso.”

O conceito revolucionário da MTU é chamado Flying Fuel Cell™ (FFC). Uma equipe de cerca de 100 especialistas – e em crescimento – está trabalhando atualmente no FFC em Munique. O princípio por trás disso é que uma célula de combustível converte hidrogênio líquido em energia elétrica. Isso significa que um motor elétrico de alta eficiência aciona a hélice. Existem várias vantagens para esta abordagem. Em primeiro lugar, as células de combustível são altamente eficientes. Além disso, não emitem CO2, óxidos de nitrogênio (NOx) ou particulados; as únicas emissões são de água. “O FFC reduz o impacto no clima em até 95%, portanto é praticamente zero”, explica o Dr. Stefan Weber, Vice-Presidente Sênior de Engenharia e Tecnologia.

Os planos exigem que o FFC seja usado inicialmente em voos regionais e com menos passageiros. Weber continua: “Nosso objetivo é lançar no mercado em 2035.” Com maior eficiência, o Flying Fuel Cell será usado também em voos de curta e média distância a partir de 2050, reduzindo ainda mais o impacto climático da aviação comercial.

O motor elétrico altamente eficiente para o MTU-FFC está sendo desenvolvido pela eMoSys GmbH. O desenvolvedor de motores elétricos com sede em Starnberg e fabricante de pequenos volumes faz parte da MTU desde abril. O principal fabricante de motores da Alemanha está expandindo consistentemente seu know-how e atividades relacionadas à eletrificação do trem de força “Juntamente com a eMoSys GmbH, planejamos acelerar o uso de motores elétricos na aviação e torná-los prontos para o mercado”, disse Wagner no anúncio sobre a aquisição.