Foco na digitalização: Baviera quer se tornar um estado digital moderno

Foto: Divulgação Bayerisches Staatsministeriums für Digitales

Buscando transformar a Baviera em um estado digital moderno, a Ministra de Assuntos Digitais, Judith Gerlach, anunciou os principais focos de ação para utilização de soluções tecnológicas para a transição energética em benefício da economia e dos municípios do Estado Livre.

“É crucial que tecnologias inovadoras sejam utilizadas pelo Estado como algo natural, como já é comum no setor privado – desde a computação em nuvem até o uso de inteligência artificial”, afirmou Gerlach.

Um dos pontos principais da estratégia diz respeito ao desenvolvimento dos municípios em cidades inteligentes. Uma ferramenta central para atingir esse objeto é a introdução dos chamados “gêmeos digitais”. Essa tecnologia é caracterizada pela representação virtual em tempo real de um ativo físico, possibilitando a melhoria dos processos e a tomada de decisões. Um exemplo de aplicação dos gêmeos digitais é no tráfego rodoviário.

Atualmente, o projeto “TwinBy – Gêmeos Digitais para a Baviera” está procurando até 20 projetos de municípios bávaros para desenvolver projeto que utilizam a tecnologia. Para viabilizar esse plano, o Ministério de Assuntos Digitais (Bayerisches Staatsministeriums für Digitales, em alemão) está investindo cerca de 1 milhão de euros em serviços de consultoria e apoio para os participantes, além de oferecer treinamento de pessoal.

Considerando a atual crise energética, o Estado Livre também está avançando com a construção de centros de dados neutros do ponto de vista climático. Atualmente, o Ministério de Assuntos Digitais está desenvolvendo o projeto modelo “Bavarian Green Data Center”, em conjunto com a Universidade de Passau, que combinará diversas fontes energéticas em sua operação para servir de exemplo para outros centros de dados. O modelo utilizará desde energia fotovoltaica até o resfriamento eficiente dos servidores; também colocará em prática a otimização do uso dos servidores com a ajuda de inteligência artificial e a utlização do calor residual dos servidores, por exemplo, para o cultivo de vegetais.

O Ministério de Assuntos Digitais também apoia a sustentabilidade local com vários projetos-modelo regionais. Os projetos apresentados no concurso “Regional? Digital!” (em alemão, “Kommunal? Digital!“) serão implementados passo a passo em 2023. Entre eles está o da cidade de Bamberg, que está desenvolvendo um modelo no qual drones poderão vigiar as árvores urbanas, de forma a fornecer informações valiosas para controle de danos em caso de tempestades ou durante períodos de calor.

Já na cidade mercantil de Luhe-Wildenau, está sendo criado o Bauhof 2.0, que permitirá que máquinas especiais caras, muitas vezes utilizadas apenas em alguns dias do ano, sejam emprestadas a outros municípios de forma coordenada digitalmente e, portanto, utilizadas de forma otimizada.

A Ministra enfatiza que o Ministério de Assuntos Digitais da Baviera se tornou o motor da digitalização do estado desde sua fundação há quatro anos e já apresentou grandes resultados. “Estamos impulsionando a expansão da internet rápida com o novo Pacto de Infraestrutura Digital, já finalizando cerca de 98% dos serviços a serem digitalizados no Estado Livre. Além disso, estamos assegurando que as pessoas também estejam envolvidas na transformação digital por meio de projetos para voluntários e associações. Estamos colocando as pessoas no centro da digitalização”, explicou.

Outro plano que merece destaque é o avanço da modernização da administração das cidades. Até o outono, todos os municípios bávaros deverão oferecer um número relevante de serviços digitais para seus cidadãos e empresas, de modo que a digitalização seja sentida em todos os segmentos. No futuro, eles serão apoiados com um pacote de mais de 200 serviços digitais (“BayernPackages“) fornecidos pelo Ministério. O pré-requisito é a integração dos serviços por parte dos municípios. Contudo, a maior parte deles são gratuitos e dizem respeito a todas as áreas da vida – desde as certidões de nascimento até as certidões de casamento e as certidões de óbito.