Fortescue Future Industries e Covestro anunciam planos para acordo de fornecimento de hidrogênio verde

Foto: SHUTTERSTOCK

A Fortescue Future Industries (FFI), indústria global de energia verde baseada na Austrália, e a Covestro, fabricante global – e líder de mercado – de polímeros de alta tecnologia, planejam um acordo de longo prazo para o fornecimento de hidrogênio verde e seus derivados, incluindo amônia verde.

De acordo com o Memorando de Entendimento (MoU), a FFI e a Covestro irão formalizar um encontro no qual a FFI irá fornecer o equivalente a até 100 mil toneladas de hidrogênio verde (GH2) por ano.

O acordo permitirá que a Covestro reduza suas emissões de gases de efeito estufa em até 900 mil toneladas CO2 por ano, com a substituição do hidrogênio cinza e seus derivados pelo GH2. As entregas são destinadas a três possíveis localidades – Ásia, América do Norte e Europa – e podem ser iniciadas em 2024. A FFI e a Covestro veem o memorando como o primeiro passo rumo a uma parceria estratégica mais ampla para acelerar a transição para uma energia verde, principalmente para as indústrias que consomem muita energia.

O presidente da FFI, Andrew Forrest AO, afirmou: “Essa é uma colaboração pioneira que reforça o poder do hidrogênio verde para acelerar a descarbonização de algumas das indústrias que mais utilizam energia no mundo. A FFI e a Covestro compartilham a visão de que o hidrogênio e a amônia verdes terão papel crucial para que as empresas atinjam seus objetivos climáticos e evitem o aquecimento global. Estamos ansiosos em trabalhar com a Covestro para atender suas demandas de hidrogênio verde, e colaborar com a Alemanha a fim de torná-la líder mundial em descarbonização, hidrogênio e amônia verdes”.

Markus Steilemann, CEO da Covestro, destacou: “Estamos muito felizes que a FFI compartilhe nossa visão de economia circular e esteja disposta a tomar medidas corajosas para promover a necessária transição de mercado para o hidrogênio verde. Nossa colaboração com a FFI destaca nossa ambição de pioneirismo na transição rumo à economia circular e a uma produção neutra para o clima. O hidrogênio verde, e seus derivados, tem papel fundamental para a indústria química, tanto como fonte alternativa de matéria-prima quanto de energia limpa. Essa transição será um importante passo em nossos esforços para oferecer produtos mais sustentáveis, que também reduzem a pegada de carbono de nossas indústrias consumidoras”.

A CEO da FFI, Julie Shuttleworth, complementou: “A Covestro é líder global em sua indústria, com seus materiais sendo utilizados em praticamente todas as áreas da vida moderna, incluindo os segmentos automotivo, construção e eletrônico. Essa colaboração reforça a ideia de que o hidrogênio verde é uma solução prática e possível de implementar para uma série de indústrias com dificuldade de descarbonização”.

O objetivo da FFI é ampliar sua produção de hidrogênio verde para 15 milhões de toneladas, por ano, até 2030, aumentando para 50 milhões de toneladas, por ano, na década seguinte. A Covestro utiliza o hidrogênio e seus derivados como matéria-prima na produção de seus polímeros de alta performance. Como parte de uma ampla estratégia de economia circular, a empresa comprometeu-se com uma transição completa para a utilização de matérias-primas alternativas e energias renováveis. A parceria com a FFI é um importante passo rumo a este objetivo.