Fórum da Câmara Brasil-Alemanha mostra que diversidade e retorno financeiro andam juntos

Foto: Divulgação AHK São Paulo

Evento contará com representantes de empresas para discutir aspectos de governança, diagnóstico, propósito e transformação

Nos dias 30 e 31 de agosto, a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo) realizará a 2ª edição do Fórum Brasil-Alemanha de Diversidade e Inclusão, que contará com palestras e rodadas de discussão com grandes especialistas da área. Após o sucesso da edição realizada em 2021, o evento deste ano contará com uma programação online dividida em blocos temáticos focados em governança, diagnóstico, transformação e propósito.

O principal objetivo do fórum é discutir a relação entre iniciativas de Diversidade e Inclusão (D&I) e o retorno financeiro para empresas que as aplicam. De acordo com pesquisa da consultoria McKinsey & Company, empresas com mais diversidade de gênero na liderança têm mais de 25% de chances de maior retorno financeiro do que as concorrentes, enquanto organizações com diversidade étnica e cultural tem 36% mais chance de melhora em sua performance. Investir em times diversos deixa de ser apenas um compromisso de responsabilidade social e torna-se também uma estratégia de negócios para empresas e líderes.

No bloco de governança, o evento contará com a presença da Managing Director da T-Systems do Brasil, Angélica Vitali, e da Diretora Presidente e Country Representative da LANXESS Brasil e Vice-Presidente da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, Eliane Siviero para analisar o papel da liderança na promoção do tema. Adicionalmente, a Vice-Presidente de Relações Humanas da Continental, Ana Cláudia Oliveira, e a Analista de Recursos Humanos Sr. da Bosch, Rafaella Bensuaski, apresentarão o sucesso das políticas corporativas de D&I na empresa.

Fernanda Saraiva, Diretora de Recursos Humanos da SAP Brasil, também participará da programação, debatendo as formas de mensurar a Diversidade no meio empresarial.

No terceiro bloco, voltado para debates sobre transformação, a Coordenadora de Missão Social da Bem & Jerry’s, Ananda Puchta, e o Sócio e Líder de Diversidade e Inclusão da PwC Brasil, Leandro Camilo, analisarão vieses inconscientes no mundo corporativo. Além disso, a Diretora Executiva de Comunicação Corporativa da Bayer, Malu Weber, avaliará aspectos do posicionamento de marca e a importância da comunicação inclusiva.

Por fim, uma discussão sobre o futuro do trabalho e seu impacto em grupos minorizados será o tema principal do quarto bloco do evento. Com moderação feita por Monique Evelle, membro do Conselho Consultivo do Pacto Global, o painel será marcado pela presença da Gerente Sr. de Diversidade e Estratégias de Desenvolvimento Organizacional LATAM da Natura & Co, Milena Buosi.

Engajada no fomento às discussões sobre a importância da promoção de diversidade e inclusão no ambiente corporativo, a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo promove o fórum com o intuito de compartilhar best-practices entre seus associados. “O mundo corporativo deve acompanhar as pautas existentes na sociedade, de forma a mitigar a desigualdade e proporcionar a inclusão de minorias. É por isso que consideramos o Fórum tão importante: ele é a oportunidade de unirmos os nossos associados em prol do mesmo objetivo: criar ambientes corporativos mais seguros, diversos e inclusivos”, ressaltou Nina Luise Garcia, Diretora de Assuntos Associativos e Diversidade & Inclusão da instituição.

O Fórum conta com o patrocínio ouro da T-Systems; do patrocínio prata da Bayer; e dos patrocínios bronze da BMW, da LANXESS e da Mercedes-Benz.

Serviço

II Fórum Brasil-Alemanha de Diversidade e Inclusão

Data: 30 e 31 de agosto de 2022

Horário: das 09:00 às 12:30 horas

Formato: Online (Transmissão ao vivo via YouTube da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo)

Inscrições e mais informações