Fundação Amazônia Sustentável usa tecnologia de dados da SAP

Foto: Pixabay

A SAP e a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) anunciam uma nova fase de colaboração para aprimorar gestão e transparência dos programas realizados pela FAS na região amazônica. O novo momento de transformação digital da ONG a coloca na vanguarda da adoção da tecnologia como apoio ao desenvolvimento sustentável, tornando-se a primeira do terceiro setor no mundo a adotar soluções da companhia para uso inteligente de dados com foco no aperfeiçoamento constante de suas iniciativas de sustentabilidade.

A nova etapa da parceria amplia o uso de tecnologia para conservação ambiental, empoderamento das comunidades ribeirinhas e indígenas, além do fomento ao empreendedorismo responsável em suas cadeias de bioeconomia. Para isso, a SAP está doando um pacote de inteligência de dados que roda na SAP Business Technology Platform, com SAP Data Warehouse Cloud, SAP Analytics Cloud e SAP Sustainability Control Tower.

As ferramentas vão endereçar desafios antigos da ONG em termos de logística e infraestrutura de acessibilidade digital na região. Via dashboards e relatórios analíticos, será possível mapear com muito mais profundidade e transparência a efetividade dos investimentos e recursos doados, o impacto social e ambiental, relacionar cada programa aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU de uma forma mais prática, entre outras facilidades. Isso vai otimizar a consolidação das informações coletadas em campo para fornecer uma visão histórica e única aos gestores e parceiros sobre a situação real de cada programa.

“O apoio que a FAS dá para as mais de 25 mil famílias beneficiadas espalhadas por mais de 900 comunidades, aldeias e bairros gera uma quantidade enorme de dados, que precisam ser consolidados, estruturados, validados e analisados. A adoção de ferramentas inteligentes não apenas elimina uma carga de trabalho considerável, como também dá mais transparência e segurança aos dados coletados”, explica Junior Freitas, Vice-Presidente de Business Technology Platform (BTP) da SAP Brasil. “Com dados de qualidade disponíveis em tempo real, os líderes de projetos poderão identificar melhores práticas, aumentar a eficiência dos programas e habilitar um audacioso plano de aumentar em 50% as ações de sustentabilidade nos próximos dois anos”.

“A gestão inteligente de dados permitirá que a FAS seja muito mais assertiva e eficiente na condução de seus programas. O que vai apoiar a gestão estratégica, a interlocução e integração entre áreas meio e fim, assegurando a qualidade da informação, a sistematização e disseminação do conhecimento das informações e das lições aprendidas”, avalia Michelle Costa, Superintendente de Gestão e Planejamento da Fundação Amazônia Sustentável.