A Fundação Grupo Volkswagen, ao lado da Gerando Falcões, Gerdau e Instituto Entre o Céu e a Favela, é parceira do Rock in Rio no projeto Favela 3D, que leva iniciativas sustentáveis ao Morro da Providência, no Rio de Janeiro (RJ), com transformações físicas e sociais na favela mais antiga do País. O projeto é um marco nas comemorações dos 45 anos da Fundação Grupo Volkswagen, comemorado em 2024, que abraçou a mobilidade social como sua causa de atuação, com foco na redução das desigualdades, inclusão produtiva e desenvolvimento comunitário. Desde 1979, a Fundação Grupo Volkswagen já beneficiou mais de 3 milhões de pessoas.
Desde 1985, o Rock in Rio se destaca como muito mais do que o maior festival de música e entretenimento do mundo. Ao longo de seus 40 anos, o Rock in Rio se tornou um poderoso agente de transformação social e ambiental, consolidado pelo seu pilar Por Um Mundo Melhor, lançado em 2001. Para a edição especial em que celebra os seus 40 anos, essa missão se intensifica com grandes projetos de impacto positivo. O projeto Favela 3D é um deles e já apresenta as primeiras intervenções.
O Favela 3D (Digna, Digital e Desenvolvida), que já foi implementado com sucesso na Favela do Haiti, em São Paulo, durante o The Town 2023 – festival que também teve a Volkswagen do Brasil como patrocinadora oficial , chega ao Rio de Janeiro para atuar por dois anos nas regiões do Buraco, Sessenta e Ladeira do Faria, no Morro da Providência. O projeto busca transformar a realidade de 250 famílias, promovendo o desenvolvimento social e gerando renda.
As obras em duas importantes áreas, na Praça do Buraco e na Praça Sessenta, começaram em julho deste ano. Com a previsão de serem concluídas neste mês de setembro, as melhorias vão revitalizar e transformar esses espaços em pontos de entretenimento e lazer para reunião e encontro de moradores com brinquedos para as crianças, paisagismo, instalações artísticas, bancos, iluminação em led, remanejo e organização do lixo com descarte consciente e coleta seletiva, pintura de fachadas, melhora dos pisos e calçadas, entre outros elementos.
Após o diagnóstico realizado com os moradores da região para identificação do cenário atual e priorização de melhorias urgentes, o Dignômetro – painel de acompanhamento dos avanços de indicadores de dignidade – aponta que 75% de crianças e jovens estão matriculados, 22% de pessoas qualificadas e 59% empregadas no mercado de trabalho, além de 85% de pessoas alfabetizadas. A meta é atingir 100% em todos os indicadores levantados.
Os próximos passos incluem urbanismo social, empoderamento feminino, geração de renda, acesso à saúde, educação e cultura de paz, sempre em diálogo com os moradores locais. O apoio e compromisso das marcas são fundamentais para o sucesso das iniciativas e para a concretização do propósito de transformar o mundo. Parceiras no Favela 3D desde o The Town, a Fundação Grupo Volkswagen e a Gerdau demonstram que a colaboração entre diferentes setores pode gerar mudanças significativas e duradouras.
“Os avanços promovidos pelo projeto Favela 3D no Morro da Providência nos inspiram. Com essa parceria, transformamos áreas essenciais para o desenvolvimento social e econômico da comunidade, em linha com o propósito da Fundação Grupo Volkswagen: Juntos pela Mobilidade Social. O impacto dessas intervenções reforça nosso compromisso com a mobilidade social por meio da inclusão produtiva e do fortalecimento das comunidades. Seguiremos apoiando e expandindo essas iniciativas com o objetivo de alcançar resultados que impactem positivamente a vida das pessoas”, afirmou Vitor Hugo Neia, Diretor Geral da Fundação Grupo Volkswagen.