A Fundação Grupo Volkswagen e a Gerando Falcões estão unindo forças para acelerar o projeto “Favela 3D: Digna, Digital e Desenvolvida”, iniciativa da ONG voltada à melhoria da qualidade de vida dos moradores de favelas. O foco está na solução Favela Empreendedora, que irá fomentar o empreendedorismo na Favela Marte, localizada em São José dos Campos (SP). Ela prevê a concepção de duas cooperativas no local, de coleta seletiva e artesanato e costura.
Além do aporte financeiro a Gerando Falcões, a parceria inclui outras possibilidades de cooperação técnica relacionadas à atuação da Fundação Grupo Volkswagen, que tem na mobilidade social e inclusão uma de suas causas prioritárias. Entre as oportunidades, está a interação com participantes do projeto Costurando o Futuro, iniciativa da Fundação que promove o empreendedorismo em costura.
“Esse apoio ao projeto Favela 3D consolida uma relação de parceria com a Gerando Falcões que se iniciou no último ano e envolveu a doação de alimentos a famílias impactadas pela COVID-19 e, mais recentemente, às vítimas das chuvas na Bahia e em Minas Gerais. Agora, estamos nos tornando parceiros institucionais da organização, investindo em um modelo inovador que servirá de referência para o desenvolvimento de comunidades em todo o Brasil”, afirma Vitor Hugo Neia, Diretor de Administração e Relações Institucionais da Fundação Grupo VW.
“Em nome da Gerando Falcões, agradeço à Fundação Grupo Volkswagen pela parceria e por acreditar na missão de transformar a Favela Marte, incluindo a emancipação econômica e financeira dos seus moradores. Vamos juntos levar a pobreza da favela para o museu”, celebrou Edu Lyra, CEO e fundador da Gerando Falcões.
Outras parcerias com o Grupo Volkswagen
Além da Fundação, empresas do Grupo Volkswagen também realizaram parcerias com a Gerando Falcões desde o último ano. Na Volkswagen do Brasil, equipes da Ferramentaria e da área de Planejamento Estratégico, Desenvolvimento Avançado e Fábrica Piloto Central deram início a mentorias voluntárias para trocar experiências e conhecimentos com os profissionais da organização, em temas como gestão de projetos e impressão 3D.
Já a Volkswagen Financial Services mobilizou seus colaboradores para a doação à campanha Corona no Paredão. Por meio da campanha, os funcionários puderam fazer doações individuais para o combate à fome no país. Além disso, a organização cedeu dois automóveis VW para serem usados nos projetos da Gerando Falcões para levar alimentos a quem precisa durante dois anos. Por sua vez, a Volkswagen Caminhões e Ônibus doou dezenas de itens, incluindo 55 notebooks, para o Bazar Social da organização.