Fundação Siemens lança podcast para incentivar educação STEAM

Foto: Divulgação Fundação Siemens

Em uma iniciativa inédita desde que foi criada em 1968, a Fundação Siemens lança o podcast Despertando Inventores do Futuro, dividido em seis episódios. O conteúdo foi preparado para ampliar o conhecimento sobre a origem e as linhas de atuação da entidade, e os temas foram divididos com o objetivo de mostrar os pilares da Fundação de maneira bastante didática.

Pablo Fava, Curador-Presidente da Fundação Siemens e CEO Brasil da Siemens, estreia o primeiro episódio Origem e recursos – O que é a Fundação Siemens. Durante a conversa, ele pergunta: “Qual é o propósito de uma empresa em participar desse tipo de ação? A Siemens é uma empresa multinacional, está presente em mais de 190 países e nós sempre nos perguntamos ‘o que significa ser Siemens em uma região?’. Não é simplesmente se valer de um mercado para gerar lucro e, sim, servir a sociedade. Esse é o propósito da nossa empresa”.

Ainda na estreia do podcast, Bianca Talassi (Secretária-Executiva da Fundação Siemens), relembra que a Siemens precisa se comunicar com os colaboradores da empresa e da sociedade para fazer a necessária ponte com grupos socialmente negligenciados. “Criamos nosso próprio podcast com o objetivo de amplificar a comunicação e buscar transformar a educação brasileira, que é um conceito inerente à cultura da companhia”, aponta Bianca.

Cada episódio, com duração aproximada de vinte minutos, aborda temas de projetos de atuação da Fundação – educação STEAM, inclusão produtiva, voluntariado, endowment e diversidade, em entrevistas com executivos, parceiros, voluntários e beneficiários dessas ações. STEAM é a sigla em inglês para Ciência (Science), Tecnologia (Technology), Engenharia (Engineering), Artes (Arts) e Matemática (Math).

“O podcast chega para esclarecer de maneira ampla e inclusiva qual é o comprometimento da Fundação Siemens com a sociedade. Trata-se de um conteúdo que será absorvido por uma audiência externa e pelo público interno da companhia, despertando interesse para conhecer mais e se engajar”, complementa Bianca. O conteúdo estará disponível na plataforma de streaming de áudio (Spotify) e no Site da Fundação Siemens, entre outubro e dezembro de 2023.