GEMÜ lança válvula borboleta capaz de suportar pressão de até 40 bar

Foto: Divulgação GEMÜ

Existem equipamentos fabricados para condições normais de pressão de fluidos – em outros casos, o material precisa enfrentar temperaturas e pressões muito elevadas e manter a estanqueidade, ou seja, impedir vazamentos sob qualquer condição. Foi pensando nisso que a GEMÜ trouxe ao Brasil a válvula borboleta R471 Tugela biexcêntrica. Esse lançamento da multinacional alemã já foi operado e aprovado na Europa e Ásia, e agora está disponível em todo o mundo.

A válvula borboleta GEMÜ Tugela possui construção excêntrica dupla, e é essa característica que lhe confere alto desempenho: é possível utilizá-la sob pressão de até 40 bar ou temperaturas de até 230 °C.

“Para que isso seja possível, ela foi desenhada de forma única. Na abertura, o disco da válvula separa-se diretamente do assento de vedação, reduzindo assim o desgaste e, consequentemente, aumentando sua vida útil”, explicou o Gerente Geral de Vendas da área industrial da GEMÜ, Mateus Souza.

“Outra vantagem importante é a simplicidade e baixo custo para manutenções, pois a válvula Tigela permite ajustes no próprio local em que está instalada”, disse o engenheiro. “Com o parafuso de fixação junto ao flange de atuador, é possível ajustar o pacote de gaxetas no eixo, garantindo maior confiabilidade e maior vida útil ao conjunto válvula/atuador. Devido à sua forma construtiva, o torque para operação é significativamente reduzido”, disse.

Outras características da válvula borboleta GEMÜ R470 Tugela são a segurança de descarga do eixo que serve como medida de segurança adicional no caso de quebra, além da vedação melhorada graças a um design otimizado do disco, na forma de uma esfera.

“Além disso, a válvula GEMÜ R470 Tugela possui uma mola antiestática para a utilização em Atmosfera Explosiva (ATEX), e um anel de assento TFM muito resistente, garantindo sua utilização segura numa faixa de temperatura ampla”, detalhou Mateus Souza.

Saiba mais sobre as características técnicas das linhas de válvulas borboleta da GEMÜ:

1) Concêntrica (GEMÜ Victoria): o ponto giratório encontra-se no centro do assento da válvula, com a vedação principal interrompida pelo eixo.

2) Excêntrica simples: a vedação principal encontra-se deslocada em relação à linha central do eixo e, portanto, não há interrupções nos 360° de circunferência de vedação.

3) Tugela Biexcêntrica: a linha central do eixo encontra-se deslocada para fora do eixo da tubulação, de modo que o centro do eixo fica ligeiramente deslocado em relação ao centro da tubulação.