Gerdau amplia ações de monitoramento de incêndios florestais na região de Ouro Branco

Foto: Divulgação Gerdau

A chegada do período mais seco do ano acende o alerta entre aqueles que se preocupam com a preservação da paisagem natural de Minas Gerais. Por isso, desde o início de junho, a Gerdau, por meio da equipe de brigadistas da usina de Ouro Branco (MG), em parceria com a Associação Mineira de Defesa do Ambiente (AMDA), vem intensificando o trabalho de monitoramento para atuação no combate a incêndios florestais na região. Este ano, as ações serão estendidas até o mês de novembro, ampliando a parceria da Gerdau para um período de seis meses, dois a mais que em 2020.

De acordo com Natália Rust Neves, gestora do Parque Estadual Serra do Ouro Branco e do Monumento Natural de Itatiaia, a parceria entre a Gerdau e a AMDA é imprescindível para a preservação da biodiversidade. “Desde o ano passado, contamos com essa união que ajuda bastante no monitoramento, principalmente nos fins de semana. Cada brigadista é uma força de combate a mais, representando também menos hectares de mata queimada e maior chance de preservação do patrimônio”, salienta Natália.

A rotina dos brigadistas da AMDA inclui rondas diárias, em turnos que iniciam às 7h e vão até às 19h. Os plantões tem como objetivo principal o combate de focos de incêndio que ameaçam as vegetações de cerrado e mata atlântica no Parque Estadual Serra do Ouro Branco, na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) da Gerdau, incluindo o Monumento Natural de Itatiaia, na Área de Preservação Permanente (APP) do lago Soledade, além de outras áreas dentro da propriedade da Gerdau e terrenos situados no município de Ouro Branco.

Embora a atuação inicial seja focada na região de Ouro Branco, os brigadistas, quando necessário, também se disponibilizam a apoiar brigadas no combate aos focos de incêndio em outras regiões, tais como Serra da Moeda e em Miguel Burnier, por exemplo. Somente em 2020, a equipe atuou no combate a 56 ocorrências de incêndio, que atingiram área de 1.697.6892 hectares.

Além do trabalho de campo, a educação ambiental é uma importante aliada dos brigadistas e está entre as ações efetivas para extinguir o fogo nas áreas verdes. Por isso, a atuação dos brigadistas contempla também a distribuição de folders educativos, que abordam causas e consequências dos incêndios florestais e maneiras de preveni-los junto aos moradores de Ouro Branco.

“A educação ambiental é o principal caminho para a prevenção dos incêndios florestais. Ampliar essa iniciativa ajuda a tornar ainda mais efetiva nossa meta de minimizar os impactos dos incêndios e garantir a conservação da sua diversidade biológica. Em nossa unidade de conservação, em Ouro Branco, encontramos animais como o lobo-guará e espécies raras da flora brasileira. A Gerdau segue investindo na proteção, pesquisa e preservação desse patrimônio natural”, explica Marina Renó, Gerente de Meio Ambiente da Gerdau.

A Associação Mineira de Defesa do Ambiente (AMDA) é uma ONG com 42 anos de experiência na prevenção e combate a incêndios florestais. Conta com equipamentos completos como soprador, bombas costais, abafadores, entre outros. Todos os brigadistas são treinados pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.