Gerdau atinge nível de liderança no Carbon Disclosure Project

Foto: Divulgação Gerdau

A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, acaba de alcançar pela primeira vez a nota A- no reporte do módulo Mudanças Climáticas do ciclo de 2023 do Carbon Disclosure Project (CDP), entidade de referência mundial na avaliação de ações sustentáveis. Com essa evolução, a companhia atingiu o nível de liderança no tema, superando a média global e do setor de metais e metalurgia, reforçando seu comprometimento com a transparência e seu compromisso com a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE).

Entre as ações relatadas na edição de 2023 está o uso de biocoque na unidade produtora de aço localizada em Ouro Branco (MG). Esse material de origem renovável pode ser utilizado como uma alternativa ao carvão mineral. Em 2022, a companhia utilizou 21,36 mil toneladas de biomassa nessa usina, evitando a emissão de 64,35 mil toneladas de CO₂e.
Além disso, houve o desenvolvimento da calculadora de emissões de GEE, aplicável a projetos de investimentos acima de US$ 1,5 milhão. Esse processo passou a ser incorporado na rotina de validação de investimentos, após treinamentos realizados para as equipes de Engenharia, Meio Ambiente e liderança das operações de negócios da Gerdau em todo o mundo.

“A jornada de aprendizado proporcionada pela avaliação do CDP é crucial para a tomada de decisões relacionadas às mudanças climáticas. Para a Gerdau, alcançar o nível de liderança neste módulo, confirma que nossa estratégia e nossas iniciativas estão avançando de acordo com o nosso planejamento de longo prazo. Estamos muito orgulhosos dos resultados apresentados até o momento e continuaremos direcionando nossos esforços na construção de um futuro ainda mais sustentável”, afirma Cenira Nunes, Gerente Geral de Meio Ambiente da Gerdau.

“A Gerdau tem uma posição de destaque com uma das menores intensidades de emissões de GEE na indústria global do aço, graças à nossa matriz produtiva sustentável, baseada na reciclagem de sucata metálica e no uso de biorredutor (carvão vegetal). Seguimos avançando em nosso compromisso de reduzir ainda mais nossa intensidade de emissões, que atualmente é de 0,86 t CO₂e por tonelada de aço (Escopos 1 e 2), para 0,82 t CO₂e por tonelada de aço até 2031”, conclui Cenira.

Adicionalmente ao resultado em Mudanças Climáticas, a Gerdau manteve a nota B- no módulo Segurança Hídrica no reporte de 2023, também se posicionando acima da média global e do setor de metais e metalurgia.

O CDP é uma instituição sem fins lucrativos que administra uma plataforma de divulgação de informações ambientais, buscando que investidores, empresas, cidades, estados e regiões gerenciem seus impactos no meio ambiente, incluindo as mudanças climáticas. Globalmente, mais de 23 mil organizações divulgaram seus dados ambientais por meio da plataforma.