A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, é a campeã da categoria Metalurgia e Siderurgia da 24ª edição do Prêmio Valor 1000, promovida pelo jornal Valor Econômico em colaboração com a Serasa Experian e a Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O reconhecimento reafirma a posição da empresa como referência no setor industrial brasileiro.
Durante a cerimônia de entrega do prêmio, realizada na noite desta segunda-feira (16), em São Paulo (SP), o CEO da Gerdau, Gustavo Werneck, expressou sua alegria pelo reconhecimento. “A conquista deste prêmio é reflexo do trabalho dos nossos mais de 30 mil colaboradores e colaboradoras, que atuam diariamente para gerar valor para nossos stakeholders e construir um futuro ainda mais sustentável. A Gerdau tem o compromisso de ser parte das soluções aos desafios e dilemas da sociedade, e esse reconhecimento nos proporciona a confiança de que estamos seguindo o caminho correto”, afirma.
A conquista do prêmio de “Empresa de Valor do Ano” no setor de Metalurgia e Siderurgia também é resultado do sólido desempenho apresentado pela Gerdau no último ano. A Gerdau encerrou 2023 com o terceiro melhor resultado de sua história de 123 anos, com Ebitda ajustado (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) de R$ 13,5 bilhões e margem Ebitda ajustada de 19,6%. Por sua vez, o lucro líquido ajustado da Companhia totalizou R$ 6,9 bilhões no ano passado.
O Prêmio Valor 1000 é uma das mais importantes premiações empresariais do Brasil, destacando as companhias que se sobressaem em termos de desempenho, gestão e contribuição para o desenvolvimento econômico do país. A premiação e tem como propósito elencar as 1.000 maiores empresas do país, avaliando diversas categorias em 28 setores da economia, tendo em consideração critérios como resultados e desempenho no ano precedente, os pilares da agenda ESG (Ambiental, Social e Governança), tais como práticas e envolvimento social, governança corporativa, iniciativas de sustentabilidade e o respeito ao consumidor.