Gerdau é a primeira companhia da indústria do aço certificada como Empresa B na América do Norte

Foto: Divulgação Gerdau

A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, anuncia a certificação de suas operações de aços especiais e aços longos na América do Norte, incluindo ativos nos Estados Unidos e Canadá, como uma Empresa B, sendo a primeira na indústria do aço a obter esse reconhecimento na região. As divisões norte-americanas se juntam à Gerdau Summit, sua joint-venture com as japonesas Sumitomo Corporation e Japan Steel Works, dedicada ao fornecimento de peças para a geração de energia eólica, e à Siderperu, a operação de produção de aço da companhia no Peru. Essas duas foram as primeiras produtoras de aço a receberem a certificação de Empresa B no mundo.

“A certificação das operações da Gerdau nos Estados Unidos e Canadá reafirma o compromisso centenário da companhia em contribuir para resolver os desafios e dilemas da sociedade, promovendo um impacto positivo nas regiões onde está presente”, afirma Gustavo Werneck, CEO da Gerdau. “Nossos ativos na América do Norte, cuja matriz de produção é 100% baseada na reciclagem de sucata metálica, garantindo a produção de aço com baixa emissão de carbono, são parte crucial do crescimento estratégico da Companhia. Essa certificação representa mais um passo em nossa jornada de sustentabilidade e criação de valor com nossos stakeholders.”

“As operações de aços longos e aços especiais da Gerdau nos Estados Unidos e Canadá têm trabalhado incansavelmente para fortalecer a estratégia de crescimento sustentável da Gerdau nas Américas. Receber a certificação como Empresa B é reflexo das iniciativas que promovemos nos pilares social, ambiental e de governança, servindo como guia transparente para nossos negócios e tomadas de decisão”, diz Chia Yuan Wang, Vice-Presidente da Gerdau Aços Longos América do Norte.

Destaques

1. Produção sustentável – A Gerdau utiliza 100% de sucata metálica proveniente da reciclagem em seu processo produtivo, o que impulsiona a economia circular, a logística reversa e reduz a extração de recursos naturais;
2. A Gerdau utiliza 100% de sucata metálica proveniente da reciclagem em seu processo produtivo, o que impulsiona a economia circular, a logística reversa e reduz a extração de recursos naturais;
3. Investimento de US$ 10 milhões, o maior valor já destinado pelo governo norte-americano como incentivo a estudos de descarbonização e visa trazer mais conhecimento sobre o uso do hidrogênio em escalas piloto e industrial. A pesquisa será conduzida pela Purdue University, com o apoio da Linde (líder global em gases industriais e engenharia) e de empresas produtoras de aço – inclusive, os testes serão realizados na unidade de Monroe, em Michigan.

As operações da Gerdau na América do Norte se unem a um movimento internacional de 8 mil empresas comprometidas com altos padrões de responsabilidade social, ambiental e transparência, reconhecidas pela certificação como Empresa B. Esta certificação, concedida pelo B Lab, uma organização independente e sem fins lucrativos representada no Brasil pelo Sistema B, avalia de forma tangível e mensurável como a Gerdau tem avançado na construção de um ambiente de negócios mais sustentável, diverso e inclusivo. A avaliação utiliza a ferramenta online exclusiva Avaliação de Impacto B (BIA), que permite analisar e monitorar a evolução do desempenho da empresa conforme os mais altos padrões reconhecidos de impacto positivo no mercado. A análise é feita em cinco áreas: Governança, Trabalhadores, Clientes, Comunidade e Meio Ambiente.

Desde 2020, a Gerdau está engajada ao movimento de Empresas B como parte do programa B Movement Builders, uma coalizão de empresas multinacionais de capital aberto que visam transformar a economia global para contribuir com a valorização de longo prazo de todos os seus públicos. O grupo é supervisionado pelo Conselho Consultivo Independente do B Lab e tem como diretrizes apoiar o Movimento B e colaborar com outras empresas e stakeholders que invistam nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, entre outros deveres.