Gerdau incentiva fornecedores a avançar na gestão de emissões de gases de efeito estufa

Foto: Divulgação Gerdau

A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, deu início, neste mês, a um projeto de engajamento e iniciativas com seus fornecedores, focado em mensurar e gerenciar as emissões de gases de efeito estufa. A ação, criada em parceria com o CDP, maior plataforma mundial para acompanhamento de dados climáticos, torna a companhia a primeira do setor de aço na América Latina a incentivar sua cadeia de valor a avaliar sua atuação na questão das mudanças climáticas.

O projeto-piloto, batizado de Ecoar, contará com cerca de 50 fornecedores da companhia, que terão acesso à plataforma do CDP para reportar informações sobre gestão climática. A partir de então, o programa oferecerá treinamentos e monitorias para estimular a ampliação do conhecimento sobre o tema, de forma que esses parceiros possam desenvolver ou aprimorar esta gestão.

“Com essa iniciativa, que é uma ferramenta importante de transparência junto aos nossos stakeholders, a Gerdau reafirma seu compromisso com o engajamento do ecossistema em que atuamos em temas estratégicos ligados à sustentabilidade. Dessa forma, contribuímos para que os nossos fornecedores tenham a oportunidade de ampliar seu conhecimento sobre suas emissões de gases de efeito estufa e avançarem nesta gestão, se tornando multiplicadores deste tema”, explica Flávia Souza, Diretora Global de Suprimentos da Gerdau.

Esta iniciativa se soma a outras ações de engajamento implementadas pela Gerdau nos últimos anos para a mobilização de seus fornecedores em assuntos de sustentabilidade. Entre eles está o programa Inspire Gerdau, que tem como objetivo mobilizar e incentivar sua cadeia de valor a consolidar as melhores práticas em diversidade e inclusão, e o estabelecimento de novas cláusulas sociais e ambientais para contratações realizadas pelo time de suprimentos no Brasil.

Compromisso com as mudanças climáticas

A Gerdau já é avaliada pelo CDP no módulo de Mudanças Climáticas, tendo conquistado a nota B em 2022. Além disso, a empresa assumiu recentemente o compromisso de reduzir suas emissões de gases de efeito estufa para 0,83 t CO₂e por tonelada de aço até 2031. Atualmente, a companhia possui uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa, de 0,89 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,91 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel).

“A jornada de conhecimento que a avaliação do CDP proporciona é importante para as tomadas de decisão referentes às mudanças climáticas. Por isso, esta parceria com a organização nos possibilita influenciar positivamente e de forma colaborativa a cadeia de fornecedores a avançar em sua reflexão e gestão sobre as emissões de gases de efeito estufa”, ressalta Cenira Nunes, Gerente Geral de Meio Ambiente da Gerdau.

“Engajar a cadeia de suprimentos é muito importante para mitigar os impactos relacionados às mudanças climáticas dentro de uma empresa e estender os compromissos climáticos da organização para além de seus limites operacionais é essencial para atingirmos a meta global de manter a temperatura média do planeta até 1,5ºC. A Gerdau é a pioneira do setor de ferro e aço na América Latina no nosso programa de Supply Chain e esperamos que esse exemplo possa apoiar outras empresas do setor”, pontua Lais Cesar, diretora de desenvolvimento de negócios do CDP Latin America.

O CDP é uma instituição sem fins lucrativos que administra uma plataforma de divulgação de informações ambientais, buscando que investidores, empresas, cidades, estados e regiões gerenciem seus impactos ao meio ambiente, incluindo as mudanças climáticas.