Gerdau promove discussões sobre ações sustentáveis para cidade de São Paulo

Fonte: Divulgação Gerdau

A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, é uma das patrocinadoras do programa SP+B, parte de um movimento global para acelerar o desenvolvimento sustentável e engajar o setor privado nos desafios da cidade relacionados a questões sociais e ambientais. A iniciativa é promovida pelo Sistema B, movimento global de pessoas que usam os negócios para a construção de uma economia mais inclusiva, equitativa e regenerativa para as pessoas e para o planeta, do qual a Gerdau participa como membro do B Movement Builders.

O evento de lançamento do movimento ocorre nesta quinta-feira, 26 de janeiro, em São Paulo (SP), e tem como objetivo reunir pessoas convidadas ligadas a diversas organizações da sociedade civil, do segundo setor e do governo municipal para uma articulação multissetorial, de colaboração extrema para fomentar discussões para a transformação de uma São Paulo melhor em torno de cinco eixos iniciais: habitação, mobilidade, segurança alimentar, economia circular e trabalho e renda.

O SP+ B tem como parceiros institucionais a Cidade de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, BMW Foundation, Wellbeing Economy Alliance, Pacto Global da ONU, Impact Hub e ICE.

“Apoiamos iniciativas como o programa SP+B, pois acreditamos no papel da Gerdau e das organizações como agentes de transformação da sociedade. Nós acreditamos no impacto positivo gerado por ecossistemas e redes e, por isso, fomentamos iniciativas de colaboração como esta liderada pelo Sistema B Brasil. Buscamos construir um futuro ainda mais sustentável e conectado ao nosso propósito, fazendo parte das soluções aos desafios apresentados”, afirma Paulo Boneff, líder global de Responsabilidade Social da Gerdau.

“Acreditamos que corporações devem não só mitigar seu impacto negativo, mas extrapolar seus interesses específicos e fazer parte da construção de uma sociedade mais afortunada. Para isso, o Sistema B Brasil – parte do B Lab – é uma organização social que disponibiliza uma ferramenta reconhecida globalmente para estruturar e medir ações de impacto e ESG em empresas. Através do SP+B queremos mostrar que empresas melhores fazem uma cidade melhor”, conta Rodrigo Santini, Diretor Executivo do Sistema B Brasil.

Desde 2020, a Gerdau está conectada ao movimento de Empresas B como parte do programa B Movement Builders, coalizão que une empresas multinacionais de capital aberto que visam transformar a economia global para contribuir com a valorização de longo prazo de todos os seus públicos. O grupo é supervisionado pelo Conselho Consultivo Independente do B Lab e tem como diretrizes apoiar o Movimento B e colaborar com outras empresas e stakeholders que invistam nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, entre outros deveres.

A Gerdau tem o compromisso de ser uma Empresa B certificada até 2025. Como parte dessa jornada, a Gerdau obteve a certificação de sua segunda operação como Empresa B. A Siderperu, operação de produção de aço da companhia no Peru, uniu-se à Gerdau Summit, sua joint venture com a japonesas Sumitomo Corporation e Japan Steel Works voltada ao fornecimento de peças para a geração de energia eólica, que se tornaram as duas primeiras produtoras de aço no mundo a serem Empresas B.

O SP+B tem como patrocinadores mantenedores: Gerdau, Movida e Nespresso; patrocínio Bronze da Combio; apoio de Hering e Mãe Terra; parceria institucional da Cidade de São Paulo, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, BMW Foundation, Wellbeing Economy Alliance, Pacto Global da ONU, Impact Hub, Liga de Intraempreendedores, Instituto de Cidadania Empresarial, Agência Solano Trindade, G10 Favelas, FAUUSP – Faculdade de ARquitetura e Urbanismo Universidade de São Paulo e FecomercioSP. A co-realização é Cidades + B, Sistema B Labora, UP Lab e Cause.